O “Pulsar Viana”, programa cultural promovido pelo Estação Viana Shopping (EVS) inaugurou na última sexta-feira, dia 09, a peça do artista J. Albino “Ouro Azul”. Esta instalação, que tem cinco metros de altura e quase quatro de comprimento, pretende homenagear os vianenses e a sua cultura marítima.
A inauguração desta obra registou um espetáculo musical por João Gigante, que se apresenta através do seu projeto PHOLE.
A “Ouro Azul”, exposta até 31 de outubro na entrada sul do EVS, tem como inspiração a arte da pesca e da construção naval, o ourar da mulher vianesa, o rio Lima e a ribeira da cidade, temas muito cúmplices de todos os vianenses. Representa um barco e foi criada com peças esféricas, como contas e boias douradas, cabos náuticos e placas de contraplacado marítimo.
“Pulsar Viana” até outubro
O artista J. Albino Gomes terá ainda a sua escultura “Palmito” exposta na Praça central do EVS, durante todo mês de agosto. Esta peça de 2,5 metros, desenvolvida com as técnicas e materiais habitualmente usados pelos artesãos da região, poderá ser vista na Praça Central do centro.
O “Pulsar Viana” terá ainda patente, até 31 de julho, a exposição gratuita do acordo quARTEto, com mais de 50 obras de arte de quatro conceituados pintores da região. Até 30 setembro, pode-se ainda conhecer a cerâmica “Alegres por Tradição, Minhotas de Coração”, promovida por UNESCO – Barcelos Cidade Criativa. De 6 de setembro a 31 de outubro, a ilustradora Vanda Balinha, apresenta um biombo expositivo com várias ilustrações em tela.
Durante o mês de outubro, ao mesmo tempo que ocorre a VianaCon, estará presente no Centro uma exposição “A arte nos jogos de tabuleiro”, onde serão expostos jogos de tabuleiro ilustrados e miniaturas de jogos pintadas do artista Mihajlo Dlmitrievski. Esta iniciativa é da ArtMatriz.