O dia 18 de julho foi de alegria e regozijo na paróquia de S.L. da Montaria. A missa paroquial contou com a presença dos membros do executivo da Câmara Municipal de Viana, da Junta de Freguesia, bem como o Conselho Paroquial da freguesia.
O evento era de manifesto contentamento entre todos os montarienses e também das entidades promotoras da obra levada a cabo nesta nossa relíquia de estilo barroco. Foram sanadas as entradas de água e humidades para o interior do santuário de 1714, detentor de peças de arte sacra muito valiosas, e também reposto o reboco nas paredes laterais, cujo apoio e verbas foram fruto de programas da Câmara Municipal de Viana para restauro do património no concelho.
Assim usaram da palavra, o presidente da Junta de Freguesia da Montaria, Armando Paula, que salientou a importância deste restauro, congratulando-se com o apoio recebido da Câmara, tendo à posterior no uso da palavra José Fernandes, do Conselho Paroquial manifestado também o seu contentamento por terem levado a cabo esta requalificação de primordial importância para a salvaguarda deste valioso monumento.
O Sr. presidente da C.M. de Viana, também no uso da palavra, congratulou-se com o objetivo conseguido referindo-se à candidatura em questão. J.M. Costa afirmou que também esta é uma preciosidade do concelho e sendo património da Igreja é também de todos, por isso devemos preservá-lo. O sr. padre Vítor Miguel destacou o seu contentamento e agradeceu aos que contribuíram, das mais variadas formas, para levar a bom termo este restauro, que toda a comunidade elogia.