Estamos em agosto, o mês por excelência das festas e romarias, dos grandes eventos familiares, amigáveis e de pura circunstância, todos eles reunindo muitos seres humanos ávidos de confraternizar amizades e saciar saudades ao fim de um ano de trabalho e canseiras. Em condições normais seria mais um mês de agosto como tantos outros, mas não o é, porque apesar do levantamento de grande parte das restrições de controlo do vírus, as festas e romarias continuam interditas pelo facto de movimentarem grandes públicos.
Este ano voltamos a ter a nossa Festa da Senhora da Graça com um programa reduzido aos atos religiosos, mas sendo o programa reduzido no seu conteúdo, o mesmo não é reduzido na fé que a Comissão de Festas lhe está a dedicar, conforme consta do seguinte programa: 06 a 14 de agosto: Novena preparatória em honra de Nossa Senhora da Graça a ter lugar na igreja paroquial.
08 agosto, domingo 09h00: Santa missa solenizada por uma representação do Grupo Coral Litúrgico da paróquia, pelo povo e pelas intenções dos emigrantes e todos os que contribuíram com os seus donativos e ofertas, para que a festa em honra de Nossa Senhora da Graça, fosse uma realidade.
14 agosto, sábado 19h30: Santa missa com sermão em honra de Nossa Senhora da Graça, pela alma das pessoas que fizeram parte ao longo dos anos das comissões de festas e por todas as vítimas da Covid-19.
Abertura da exposição “Memórias das solenes festividades de Nossa Senhora da Graça”. Abertura do serviço de bar e TakeAway (cumprindo todas as regras de segurança).
15 agosto, domingo 11h: Santa missa solene e sermão em honra de Nossa Senhora da Graça.
16h: Abertura do serviço de bar e TakeAway (cumprindo todas as regras de segurança). 17h30 – recitação do terço. Homenagem a Nossa Senhora da Graça. 19h00: Romagem, encerramento da igreja, exposição e bar.
O cartaz das festas da Nossa Senhora da Graça – Carreço 2021 é da autoria da artista Eva Evita, em homenagem à padroeira de Carreço.
Eva Evita é carrecense por opção. Está perfeitamente integrada nos modos de viver desta Freguesia que a acolheu com muito gosto. A artista utilizou a ilustração como meio plástico para transmitir de maneira mais festiva a homenagem à padroeira de Carreço. Eva Evita, em determinado momento da memória descritiva do cartaz descreve que “através da expressividade das texturas e cores, assim como dos materiais riscadores e tintas utilizados, pretende-se ilustrar a figura tradicional e religiosa da Nossa Senhora da Graça com o menino no seu colo, e tal como referem as lendas, sempre associada ao nosso mar de Carreço. Vem em cima de um barco dos pescadores florida e iluminada, daí que o uso do amarelo como o dourado do manto, e os tons de azul remetam à localização da freguesia de Carreço…”
A comissão de festas está muito grata a esta carrecense pelo seu trabalho prestado na homenagem à nossa querida padroeira Nossa Senhora da Graça, assim como também lhe estamos gratos, em primeiro lugar pela integração de Eva Evita na nossa comunidade carrecense, a qual saudamos e fazemos votos para se sentir entre nós como carrecense de pleno direito e que seja participativa na nossa vida comunitária. Em segundo lugar pela expressão artística contida no cartaz das nossas festas deste ano de 2021, os nossos parabéns.
Os nossos parabéns também são extensivos à comissão de festas pelo seu empenho e dedicação à causa das festas da nossa padroeira com muita fé e afeto, atributos despendidos neste ano em que, pela segunda vez consecutiva, se vê impedida de expandir todas as suas capacidades. Parabéns, com a confiança renovada para o próximo ano de as poder desenvolver.
118 ANOS DA SIRC
As comemorações dos 118 anos da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço ficam marcadas, no historial da coletividade, pela sua simplicidade e excelência.
Simples porque resumidas apenas a dois atos, uma missa com romagem ao cemitério honrando os nossos antepassados e um verde de honra de convivência entre vivos.
Excelentes no primeiro momento pela presença dos carrecenses e da presença amiga do vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo Doutor Ricardo Carvalhido. Na romagem também a registar a presença especial do celebrante da eucaristia, senhor padre Valdomiro.
Junto da campa do último sócio falecido, Abílio Reis Lima, foi depositado um arranjo floral em homenagem a todos os sócios falecidos. Na circunstância usaram da palavra o presidente da Direção, Manuel Moreira, o presidente da Assembleia-geral, João Pinho e o vereador Ricardo Carvalhido.
Na sede da SIRC, no salão nobre, decorreu com o devido controlo nas entradas, o verde de honra servido pelos próprios diretores. Novamente usaram da palavra os presidentes da Direção e da Assembleia Geral e por fim cantaram-se os parabéns à nossa querida Sociedade de Carreço.