“Abraço Maior” leva amor a idosos institucionalizados

Cinco alunos da Licenciatura de Educação Social Gerontológica da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) candidataram-se ao Transforma Portugal com o projeto “Abraço Maior” e, por estes dias, entregaram camisolas personalizadas a 32 idosos de quatro instituições da região. Feedback “muito positivo” da ideia dos estudantes permitiu alargar o projeto e foram criadas mais 40 camisolas para distribuir por outras instituições.

A ideia do projeto “Abraço Maior” surgiu no âmbito de um trabalho de grupo em seminário de intervenção. “Tínhamos como objetivo procurar intervenções gerontológicas que obedeciam a alguns critérios, nomeadamente a pertinência da intervenção face à pandemia Covid-19. Encontramos uma intervenção que se fazia em casas de cuidados paliativos no Canadá, em forma de projeto delegado, e no meio de muitas conversas e discussões chegamos ao Abraço Maior”, contou Joana Martins, uma das alunas envolvidas no projeto.

A candidatura ao Transforma Portugal foi aprovada e os alunos tiveram “um feedback muito positivo” da plataforma. “Tivemos o máximo de financiamento e conseguimos uma forma de alargar o nosso projeto quatro vezes, sendo dividido por zonas geográficas”, adiantou a estudante, referindo que o projeto acabou por ser financiado em 1580 euros.

As camisolas brancas de mangas compridas, fechadas na parte do pescoço e com luvas, são personalizadas com informações de cada pessoa institucionalizada. “Estabelecemos parcerias com instituições de Viana do Castelo, de Caminha, de Melgaço e de Esposende, que nos deram o número de idosos, informações e até fotografias de família. A partir destas informações tentamos criar abraços maiores personalizados a cada pessoa”, sublinhou ainda a aluna da ESE-IPVC.

Para além dos 32 idosos que foram surpreendidos com as camisolas personalizadas, os estudantes conseguiram criar mais 40 camisolas, com dimensão mais geral, que também vão ser entregues a idosos de outras instituições da região.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!