Prémios Vida 2021

A Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em cerimónia realizada na sede da Associação Cultural e Desportiva, ex-Casa do Povo, atribuiu, no dia 28 de julho, dois Prémios Vida. Tomou tal atitude pelo facto de no ano anterior as restrições causadas pela Covid-19 o não permitirem. Assim, este ano, o executivo decidiu atribuir dois Prémios Vida, contemplando o Movimento de Caridade Cristã e a Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta de Portuzelo.

Foi uma iniciativa feliz, já que ambas as instituições, apesar de muito diferentes, têm em comum a gratuidade daqueles que as servem, virtude essencial que os tempos reclamam.

Com efeito, eles dão-se e entregam-se a uma e outra causa: no Movimento de Caridade Cristã (uma versão vicentina), com a dádiva do seu tempo, não só acodem discretamente a situações de carência como permitem que todos aqueles que o desejem acabem, também eles, por distribuir, por partilhar. A Comissão de Festas, sejam quais forem as condições com que se deparem, empenham-se em satisfazer as expectativas dos devotos de Santa Marta, no recolhimento e na diversão, prezando a cultura do encontro. Ambas se alimentam do amor na entrega. Um amor que queremos acreditar seja, como diz o Papa Francisco na catequese sobre os Mandamentos, com espiritualidade de filho e não de servo com o sentido do dever.

Na mesa estiveram o vereador da câmara municipal, Luís Nobre; o presidente da junta, Paulo Maciel; presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, Alice Antunes; o pároco e presidente das laureadas, Pe Christopher Sousa. Presentes, também, o vereador Hermenegildo Costa, membros da assembleia de freguesia e representantes das associações/instituições, bem como Augusto Parente, em representação do Lar de Santa Teresa.

O presidente da junta de freguesia, Paulo Maciel e o secretário, Ricardo Afonso, interpretaram duas músicas dedicadas aos homenageados. A primeira, intitulada “Ainda estamos aqui”, de Miguel Araújo, dedicada ao Movimento de Caridade Cristã, que celebra 50 anos de existência e a segunda, também do mesmo autor, mas com adaptação, “Romaria das festas de Santa Marta”, dedicada à Comissão de Festas. Receberam os prémios, por deferência do presidente comum, Pe Christopher, Francisco Loureiro, em representação do Movimento de Caridade Cristã e Júlia Castro, pela Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta.

Todos os membros da mesa relevaram a justeza da atribuição do galardão, que o Rev. Pe. Christopher agradeceu, em nome das instituições premiadas, bem como a todos aqueles que a elas dedicam parte do seu tempo. Paulo Maciel agradeceu às instituições homenageadas a dedicação e o empenho que têm dado a toda a comunidade santamartense, encerrando-se a cerimónia com ameno convívio.

Felicitamos as instituições e todos aqueles que as servem e serviram ao longo dos tempos. Bem hajam.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.