Valença, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Barcelos e Ponte de Lima recebem durante os meses de setembro, outubro e novembro várias ações de rastreio gratuitas para despiste de diferentes problemas de saúde da população.
O ciclo de rastreios inicia-se já esta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de setembro, em Valença. Viana do Castelo, por sua vez, recebe a iniciativa nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, seguindo-se Vila Praia de Âncora, a 7 e 8 de outubro, Barcelos a 21 e 22 de outubro e finalmente Ponte de Lima durante o mês de novembro. Todos os rastreios vão ser realizados durante o período da manhã por colaboradores do Hospital Particular, o maior grupo de saúde da região e estão abertos para toda a população de forma gratuita.
Na área de enfermagem, os rastreios vão incluir medição e aferição da tensão arterial, frequência cardíaca, SPO2 (saturação de oxigénio), glicemia capilar (diabetes), colesterol (dislipedemia), IMC (índice de massa corporal), tendo também a preocupação de realizar ECG (eletrocardiograma) e teste visual (teste visual Snellen).
Já no que diz respeito à fisioterapia, os técnicos vão avaliar a bioimpedância, flexibilidade e força, análise estática e dinâmica da marcha.