Castelo do Neiva conta com duas candidaturas para as autárquicas 2021. A LICN – Lista Independente por Castelo do Neiva, com Paulo Torres à cabeça, e a Lutaremos pela Nossa Freguesia, de António Balinha.
Paulo Torres, arquiteto, de 46 anos, atual presidente da Junta, fez-nos saber que “a razão principal para a nossa recandidatura é sentirmo-nos com motivação para trabalhar. Aquela motivação que nos levou de uma taxa de cobertura de saneamento insignificante até aos atuais 57%; que fez com que fosse possível a pavimentação e alargamento de dezenas de arruamentos e que nos levou a conseguir que as condições de segurança e de trabalho dos pescadores fossem as que hoje conhecemos. Neste mandato que agora termina conseguimos desenvolver e apresentar, à Camara Municipal, os dois principais projetos para o próximo mandato. O primeiro é a adaptação do edifício da antiga escola Fieiros do Mar no Centro de Dia de Castelo do Neiva e o segundo é a construção do Parque de Atividades Económicas de Castelo do Neiva. São duas obras que estão em condições de se iniciarem logo no primeiro ano do mandato. Para além destas duas obras, continuaremos com a grande prioridade que é a ampliação da rede de saneamento e acabar com as ruas em terra que ainda existem na freguesia. Também na área do turismo queremos, depois de ter sido criado uma Área de Serviço de Caravanas, criar um parque de merendas para servir quem visita a nossa praia, ou quem passeia na nossa ecovia. Finalmente continuar com as mesmas políticas e com o rigor financeiro que tão bons resultados têm dado”.
António Balinha, taxista, com 66 anos, apresenta-se a estas eleições motivado pela ideia de que é preciso lutar pela freguesia. Os projetos da sua candidatura são os seguintes: criação de um sistema de incentivo à natalidade; criação de creche, Centro de Dia e Lar de Idosos; criação de um grupo de voluntariado para apoio a idosos em situação de isolamento; apoio às instituições de solidariedade social que desenvolvam projetos de apoio a famílias carenciadas. Alargamento de caminhos na freguesia; pavimentação dos caminhos da ribeira; requalificação dos caminhos do monte. Construção de um armazém para guardar todas as ferramentas, alfaias e viaturas da Junta; negociação para a colocação de contentores de resíduos volumosos (os chamados monstros domésticos) na freguesia; limpeza da praia e margens do rio. Alargamento do PDM e aumento do índice de construção na freguesia; apoio a unidades produtivas e criadoras de emprego em Castelo do Neiva; apoio aos pescadores na defesa dos seus interesses, nomeadamente em relação às condições de utilização dos armazéns de aprestos. Criação de infraestruturas destinadas à prática desportiva individual e de grupo; criação de um museu do mar, um parque de merendas e casa de banho na zona da praia, para atração turística e utilização dos pescadores. Acelerar a implementação do saneamento básico em toda a freguesia e criar um plano para a sua instalação nas zonas ainda não previstas. Apoiar as comissões de festas religiosas tradicionais, as associações culturais da freguesia e a paróquia nas suas atividades de cariz educativo, cultural, social e religioso.
No próximo dia 26 saberemos qual a lista vencedora. Boa sorte aos candidatos.