O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, voltou a ser escolhido como presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo. Este autarca já desempenhou o cargo nos últimos quatro anos.
A escolha foi dos 10 novos presidentes de Câmara Municipal eleitos no passado dia 26 de setembro e que têm assento no âmbito da CIM Alto Minho. Com o autarca de Caminha, seguem para a mesma Comissão os presidentes das Câmaras Municipais de Monção, António Barbosa e de Ponte da Barca, Augusto Marinho.
Compete à Comissão Distrital de Proteção Civil acompanhar as políticas diretamente ligadas ao sistema de proteção civil, promover o acionamento dos Planos Distritais de emergência sempre que tal se justifique e diligenciar pela realização de exercícios, simulacros ou treinos operacionais que contribuam para a eficácia de todos os serviços intervenientes em ações de proteção civil.
Miguel Alves, 46 anos, foi eleito para o terceiro e último mandato como autarca da Câmara Municipal de Caminha. Formado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exerceu advocacia no setor privado.
Foi adjunto do primeiro-ministro António Costa, no Ministério da Administração Interna e na Câmara Municipal de Lisboa.
Atualmente, Miguel Alves é também presidente do Conselho Regional do Norte.
Na primeira reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Minho, Miguel Alves foi também nomeado como representante da instituição junto da Comunidade Portuária de Viana do Castelo.