Realizou-se no passado dia 04 de dezembro uma Assembleia Geral para discussão e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento da Associação para o ano 2022, que colocado à votação dos sócios presentes foi aprovado por unanimidade.
Na ausência justificada do presidente da Assembleia Dr.º Luís Belo, os trabalhos foram conduzidos pela Dr.ª Manuela Cerqueira.
Antes da Ordem do Dia, foi aprovado, por unanimidade, um Voto de Pesar, pelo falecimento do sócio nº. 85 Carlos Alberto da Cunha Severino, recentemente falecido, que foi um dos grandes colaboradores das obras de ampliação da sede, recentemente concluídas e inauguradas.
Seguiu-se a intervenção do presidente da ADSM, António Mesquita que numa breve nota introdutória, começou por referir ser o plano de atividades um instrumento de gestão da organização de qualquer instituição, para contextualizar as diversas atividade a desenvolver ao longo desse espaço temporal, com os objetivos e meios materiais e humanos de que dispõem.
Em seguida, referiu que as atividade elencadas no Plano a realizar em 2022 pela Associação tem como único objetivo: “promover, sensibilizar, planear recolhas de sangue, para que este precioso líquido nunca falte nos hospitais do país”, e acrescentou: “a nossa colaboração com o IPST é no sentido de sermos solidários para com os doentes de todo o país”.
Em seguida deu uma panorâmica do Plano de Atividades e Orçamento da Associação para 2022 que foi distribuído a todos os sócios presentes e que consta de vários pontos, devidamente explanados como: recolhas de sangue e registo de medula óssea; sensibilização para a dádiva benévola de sangue; campanhas de sensibilização; comemorações (dia Nacional do Dador e dia Mundial do Dador); reuniões de trabalho; representações; saúde desporto e lazer. Refira-se que o presente Plano e Orçamento vêm na continuidade dos planos anteriores.
A terminar, o presidente António Mesquita, informou que 80% das recolhas programadas para 2022 estão já agendadas. Adiantou também que continuam a aguardar pela aprovação por parte da Segurança Social da passagem desta Associação a Instituição Pública de Solidariedade Social, IPSS.
Mensagem de Natal
A Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, deseja a todos os meadelenses e amigos das nossas festas maiores um Santo e Feliz Natal e um ano de 2022 com muita, saúde, alegria, paz, amor e prosperidade.
Votos que são endereçados também a todos os nossos emigrantes e de um modo especial àqueles que face à pandemia ou outros impedimentos, não terão oportunidade de passar o Natal entre nós e com as suas famílias.
A Comissão de Festas aproveita para, mesmo em ano de festas reduzidas, por imposição da pandemia, agradecer toda a colaboração recebida ao longo do ano que agora termina e particularmente por ocasião da realização das festas, que permitiu realizar o programa elaborado para as festas 2021, não podendo deixar de realçar o apoio recebido da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela e Agrupamento 348 de Escuteiros da Meadela. Para todos um Santo Natal e um Feliz Ano 2022.
Retificação
Na notícia sobre os 40 anos do Centro Social e Cultural da Meadela, publicada no “A Aurora do Lima” do passado dia 02 de dezembro, foi, por lapso, indicado o nome de José Lopes, como sendo um dos fundadores do Centro Social presentes, quando se tratava do senhor José Marques Gomes, que com a bonita idade de 95 anos, esteve presente. Ao visado senhor José Marques Gomes, as nossas desculpas.
Centro cívico
Como noticiamos o nosso Centro Cívico engalanou-se para anunciar o Natal e o novo ano que se aproxima, numa iniciativa da autarquia.
No corrente ano também a zona da Praça da Linha Vale do Lima está iluminada em torno e na copa das árvores, o que confere aquela zona da freguesia, também um ar festivo de natal. O som de rua também já lembra o Natal a quem circula pelo nosso Centro Cívico.
Aniversário
A nossa velhinha, mas sempre rejuvenescida “A Aurora do Lima” está a celebrar mais um aniversário, sendo um orgulho para todos esta longevidade, que faz deste jornal regional, o mais antigo do Continente, que tem atravessado várias gerações, fazendo eco daquilo que mais relevante vai acontecendo neste cantinho de Portugal, que é Viana do Castelo e o Alto Minho.
Feliz aniversário e longa vida para o “A Aurora do Lima” e um Feliz Natal e um próspero 2022, para todos quantos fazem e leem este Jornal.