Alunos do Politécnico fazem voluntariado

O Programa U.DREAM, com duração de um semestre, está a ser desenvolvido no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) com a participação de 13 estudantes. Com o objetivo de desenvolver competências de liderança social e comunitária em estudantes de ensino superior, o programa tem como objetivo ajudar a realizar sonhos de pessoas da comunidade. Alunos estão a adorar a experiência junto de várias instituições do concelho de Viana do Castelo e querem continuar a fazer voluntariado, até porque sentem que já estão “a fazer a diferença”.

Neste momento, 13 estudantes do IPVC estão a desenvolver o seu processo de capacitação.  Todos os jovens têm um mínimo de 20 horas formativas ao longo do semestre, divididas por três áreas de impacto pessoal e comunitário que são, na verdade, a base da a metodologia científica do programa: O “Eu”, o “Eu com os Outros” e o “Eu na Comunidade”. “

“Nestas últimas semanas a nossa Comunidade recebeu 123 horas de voluntariado em diferentes problemáticas sociais urgentes. Os jovens dedicaram 31 horas a combater a pobreza, as dificuldades socioeconómicas e o desperdício alimentar através do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo e da Refood Viana do Castelo, sete horas a trabalhar junto dos mais novos na Associação Terra, 33 horas a apoiar crianças e jovens institucionalizados na Casa dos Rapazes e Oficinas de São José e no Berço de Nossa Senhora das Necessidades, 26 horas a criar projetos de vida mais sustentáveis junto de pessoas em situação de sem-abrigo com a Methamorphys e 26 horas a animar o dia da população mais idosa do Centro de Dia Paróquia N.ª S.ª de Fátima”, conta, orgulhoso, Diogo Cruz, diretor executivo da U.DREAM.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.