Viana do Castelo recebe exercício de combate à poluição “Atlantic POLEX.PT2022”

Viana do Castelo acolhe, hoje e amanhã, mais uma edição do exercício de combate à poluição no meio marinho “ATLANTIC POLEX.PT 2022”, organizado pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional.

Este exercício terá por base a simulação de uma explosão a bordo de um navio porta-contentores a cerca de 20 milhas náuticas (aproximadamente 37 quilómetros) a Sudoeste de Viana do Castelo, da qual resulta um rombo de grandes dimensões no casco do navio, provocando um derrame de grandes quantidades de hidrocarboneto e a queda de diversos contentores ao mar. Esta mancha de poluição irá afetar uma área em alto-mar, bem como na zona costeira de Viana do Castelo, nomeadamente no estuário do rio Lima, no porto, no parque ecológico urbano, em zonas de viveiros e em zonas de praia.

O objetivo do exercício é treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de ocorrência de poluição de nível regional do Plano Mar Limpo e preparar os recursos da Autoridade Marítima Nacional para o combate à poluição do meio marinho, em colaboração com outras entidades que integram o Sistema da Autoridade Marítima, com a realização de diversas ações de contenção, recolha e limpeza de material poluente em diferentes sub-cenários.

O “ATLANTIC POLEX.PT” é um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho, que pretende testar o plano nacional de contingência contra incidentes de poluição nos diferentes tipos de cenários passíveis de ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.