A presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), Carlota Borges, acompanhada de alguns técnicos dos SMVC, recebeu, há dias, os alunos do Mestrado em Engenharia do Território e do Ambiente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), que participaram numa ação de formação de auditoria ao Sistema de Gestão Ambiental dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, com a coordenação de Ricardo Teixeira, auditor da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), e da professora Ana Cristina Rodrigues, docente do IPVC.
A formação acontece no âmbito da unidade curricular de Sistemas de Gestão Ambiental e Auditorias e pretende contribuir para a qualificação dos estudantes como Auditores Internos de Ambiente pela APCER.
Recorde-se que os SMVC obtiveram recentemente a renovação da certificação de sistema de gestão integrado da qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, dando cumprimento às normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 4500, pela APCER.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo são uma entidade de referência nacional nas áreas em que atua, procurando elevar sempre os padrões de desempenho.
Criados em 1928, apresentam desde 2020 uma nova imagem, que representa a atividade desenvolvida no que toca à Gestão dos Resíduos Urbanos e a Gestão da Atividade de Limpeza Pública. Assim, a folha azul passou a ser verde para reforçar a orientação ambiental e a recolha de resíduos.
Os SMVC assumem a recolha de resíduos em todo o concelho e a limpeza pública no centro histórico da cidade. Continua disponível, gratuitamente, o serviço de Recolha de Monstros e de Resíduos Verdes Urbanos, mediante agendamento.