Ponte da Barca recebeu ontem a distinção de Município Amigo da Juventude, concedida pelo Comité de Validação da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. A cerimonia de entrega da Bandeira e do Diploma do Selo aconteceu durante o Conselho Municipal da Juventude, realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O sessão contou com a presença do presidente da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, Marco Santos, responsável por entregar a distinção, para além do presidente da Câmara, Augusto Marinho, do Vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da juventude, José Alfredo Oliveira, e de representantes de várias entidades parceiras.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, destacou a importância da distinção, afirmando que “este reconhecimento nacional é o resultado da qualidade da política de juventude implementada em Ponte da Barca, desenvolvida em conjunto com todos os movimentos associativos juvenis e com uma relação direta com os jovens barquenses”.
Marco Santos, por sua vez, ressaltou a relevância da distinção e congratulou o município barquense pelo compromisso demonstrado com os jovens.
O vice-presidente, José Alfredo Oliveira, também fez referência à distinção, enfatizando o compromisso da autarquia com os jovens do concelho, promovendo a criação de políticas amigas da juventude.
A distinção recebida confirma o compromisso da autarquia em criar mais e melhores políticas voltadas para a juventude, destacando-se já pelas diversas iniciativas implementadas pelo executivo municipal, como o Orçamento Participativo Jovem, as Bolsas de Estudo para jovens barquenses no Ensino Superior, o Conselho Municipal de Juventude, o projeto de cooperação transfronteiriça “XJuventude”, incentivos fiscais para a compra e recuperação de imóveis que isentam jovens do pagamento de IMI e IMT, além do programa Barca Jovem, que permite aos jovens do concelho conhecerem o seu território.
Durante a sessão de trabalho, houve tempo ainda para debater o futuro das Políticas Municipais de Juventude, realçando-se a importância de continuar a investir e a desenvolver ações que vão de encontro às necessidades e aspirações dos jovens, bem como ações que os envolvam mais na vida ativa da comunidade.
A distinção recebida por Ponte da Barca como Município Amigo da Juventude – que consolida a sua permanência na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude -, reforça o empenho da autarquia em implementar políticas inclusivas e participativas, que impulsionam o crescimento e o sucesso dos jovens barquenses.