Assembleia de Freguesia

O presidente da Junta, Eng.º João Luís, no passado dia 27 de setembro, apresentou em assembleia de freguesia os trabalhos levados a cabo pelo executivo nos últimos meses.

A saber: No âmbito do Plano de Mobilidade sustentável da Câmara Municipal, o executivo apresentou à Câmara uma candidatura para uma paragem de autocarro na EN202 ao km 7,5m. A construção desta paragem, com baía de estacionamento e abrigo, que já há muito era solicitada por bastantes utilizadores, está concluída.  Os utilizadores ficam gratos ao Sr. José Oliveira, proprietário do restaurante Sabores, que cedeu 6,5m2 de terreno em frente à sua habitação e negócio.

Há outra paragem em vias de licenciamento junto ao Restaurante Rio Lima com a cedência por terceiros de terreno para a baía de estacionamento e abrigo. Este executivo está em sintonia com a Câmara Municipal, apostando na melhoria dos acessos aos transportes públicos e vias alternativas de mobilidade.

Com base no protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal, a Associação “Just a Change” e a União de freguesias de Cardielos e Serreleis foi possível efetuar a remodelação interior de uma moradia da união de freguesias de Cardielos e Serreleis, tendo estado envolvidos oito voluntários, durante 15 dias. A Associação “Just a Change” é uma IPSS que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional. A sua operacionalização no terreno é realizada através da mobilização de voluntários que transformam casas em elevado estado de degradação em lugares dignos de serem vividos. A Junta de freguesia agradece o contributo dado pela empresa JOGAPAU  que ofereceu  praticamente toda a mobília da casa, à empresa  ROMÃO &PARENTE  que contribuiu com os remates em inox, assim como ao sr. José Vieira, a colaboração na colocação do soalho, ao Sr. José Viana e ao Centro Social e Cultural da Paróquia de Cardielos no fornecimento de algumas refeições.

Esperamos que esta dinâmica tenha continuidade no futuro pois realiza um trabalho meritório.

Foram colocadas meias canas na rua de Marcões e rua da Breia com EN202.

Foi lançado um concurso para substituição das manilhas do Barco do Porto que se encontram partidas, fazendo com que a água não flua. Existe risco de quebra de todo o percurso que o tornará intransitável.

 Na marginal do Rio Lima, foi implantado um ponto de repouso para 6 cavalos.  A junta de freguesia submeteu a candidatura para obter o “Selo Equestre” e neste momento Cardielos já possui dois Selos Equestres, um da junta de freguesia e outro da confraria de S. Silvestre. A crescente procura de escolas equestres e centros hípicos, percursos a cavalo e Hipoterapia, tem demonstrado que o turismo equestre é uma aposta de sucesso.

 Era pretensão do executivo colocar sanitários e uma churrasqueira na marginal do rio Lima. Foi obtido o parecer favorável do ICNF, com condicionantes, sendo desfavorável o parecer da CCDR-N. Foi pedida colaboração à Camara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa da Arq. Marta, que está a elaborar o processo para que seja invertido o parecer desfavorável.

No que diz respeito à educação, cultura e desporto, a Junta de Freguesia continuou disponível para colaborar com as instituições, dentro das suas competências. Colaborou com a Associação Cultural e Recreativa de Cardielos, aquando o torneio de futebol 5, com a disponibilização do campo, balneários e todos os meios solicitados (gás, água, eletricidade).

 Este ano letivo voltou a assegurar o transporte das crianças do Jardim de Infância do primeiro ciclo, de manhã e de tarde.

Continuou a colaborar com o Município disponibilizando o espaço para que as pessoas possam fazer a localização das suas propriedades no mapa e na plataforma BUPI. Este registo é obrigatório antes de qualquer transação. Só 24% dos artigos rústicos existentes na Freguesia se encontram registados.

O executivo durante o seu mandato tem procurado aprofundar o conhecimento das realidades da nossa freguesia para tentar resolver os principais problemas existentes de modo a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da população residente.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.