Escola centenária

A escola de Carreço está de parabéns pelo facto de ter atingido no ano que acabou de findar, os seus cem anos de vida. Construído o edifício base da escola primária de Carreço no início do século passado, tendo como uma das finalidades principais a de ministrar também o ensino primário às meninas, as quais na época não possuíam formação escolar, como frisou na oportunidade a Diretora do Agrupamento, precisamente ao contrário dos meninos que frequentavam as respetivas aulas do ensino primário em habitações particulares.

O edifício composto por quatro salas de aulas entrou em funcionamento no ano escolar de 1923/24, aqui é de referir com deferência elementar o empenho desenvolvido para a construção da escola de Carreço pelo então Pároco da freguesia, o Padre Domingos Afonso do Paço. 

Apesar de ser considerado na época um investimento de grande vulto, cedo começaram a ser sentidas várias carências de apoio do edifício, as quais ao longo dos anos foram cada vez mais sentidas pelos professores. A falta de infraestruturas era um problema com que os educadores se debatiam no dia a dia, pois as condições existentes eram insuficientes para o desempenho de um ensino cada vez mais exigente, tornando-se cada vez mais necessárias as obras de requalificação, obras essas realizadas nos finais do séc. XX, as quais contemplaram a construção de gabinetes de apoio, instalações sanitárias e o ginásio.

A comemoração do centenário da escola primária de Montedor/Carreço, realizou-se no dia 07 de dezembro e traduziu-se numa festa muito simples, mas repleta de puro significado e grande objetividade, organizada pela direção da escola na pessoa da Professora D. Aida e apoiada pela Junta de Freguesia na pessoa do seu Presidente, Engo. João Pinho.

Perante uma plateia encantadora de meninas e meninos, alunos da escola desde o Jardim Infantil ao quarto ano do Ensino Básico, todos sentados no chão do ginásio, assistiram com exemplar comportamento e atenção muito cuidada às intervenções que foram proferidas primeiro pela Coordenadora JI/EB da Escola Montedor/Carreço, Professora Aida, seguidamente pela Diretora do Agrupamento, Professora Maria das Dores Silva, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Carreço, Engo. João Pinho e pelo Vereador do pelouro da Educação da Camara Municipal de Viana do Castelo, Dr. Manuel Vitorino. As intervenções dos oradores, todas elas versaram as comemorações do centenário e a função que a escola desempenha e ocupa no ambito de uma sociedade bem formada, logo a partir do ensino primário. 

Também nós fomos convidados na qualidade de ex-aluno da Escola Primária de Montedor/Carreço, a participar nesta festa do centenário, o que aceitamos de muito bom grado, na qual remontamos narrativas das vivências nesta escola na década de 50 de século passado. A Filipa Barreiros também foi convidada, e marcou a sua presença artística com a interpretação de dois fados, um dos quais, como não podia deixar de ser, foi o “Havemos de ir a Viana”, fado que ela interpreta com muita mestria, e os presentes, miúdos e graúdos, acompanharam-na com muita alegria.

Por fim e já no refeitório, cantaram-se os parabéns à nossa escola, partiu-se e partilhou-se o respetivo bolo de centenário, e partilharam-se momentos de salutar e alegre convívio entre professores, alunos, empregados e convidados. Parabéns à Escola de Montedor/Carreço pelo seu centenário, e pelo número de alunos matriculados que possui. Parabéns muito particularmente à direção da Escola pela festa que organizou, pois é com a realização destes eventos que a história se edifica para conhecimento da posteridade.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.