No passado dia 16 de dezembro, a Associação de Pais de Deão, decidiu convidar toda a população a provar o Caldo do Pote de Deão, servido de forma gratuita.
Recriar uma tradição de outros tempos. Reviver esses tempos, foi algo mágico!
Claro que exigiu um trabalho exaustivo. Desde a disponibilidade de potes para cozinhar, os trabalhos preparatórios que passaram pela “queima” controlada dos potes, feita à base de gordura do porco, e claro, preparar os produtos fantásticos que as terras das nossas freguesias rurais conseguem produzir.
Reviver esses tempos, na presença de pessoas que viveram esses tempos, ver jovens, adolescentes e crianças a conhecer esta tradição fantástica, foi algo nostálgico, que nos faz sentir bem.
Qualidade? A desses tempos sem dúvida!
Desde a noite fria, da fogueira que cedo aconchegou as pessoas junto aos potes, potes de 10 litros a 40 l, do chão com tijolo do forno, da colher de ferro fundido, da broa, do convívio entre as pessoas revivendo esses tempos foi de facto uma noite especial.
Um evento que foi um sucesso e que a Associação de Pais de Deão agradece o contributo e a presença de todos! Em 2024 promete-se a 2.ª edição do Caldo do Pote de Deão.