A palestra, realizada há dias, no auditório da EPRAMI, contou com a presença de Eduardo Carqueja, presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Com moderação de Cristina Dias,dDiretora do Polo de Monção, da EPRAMI, a abertura e encerramento da sessão, muito participada pelo público, esteve a cargo da vereadora da Educação, Daniela Fernandes.
Após parabenizar a escola pelos 25 anos ao serviço da educação, Daniela Fernandes enalteceu o contributo da EPRAMI no desenvolvimento escolar da nossa comunidade. De seguida, contextualizou o tema da palestra, relacionando o papel das tecnologias com a saúde mental.
Eduardo Carqueja abordou os benefícios das tecnologias como impulsionadoras da aprendizagem, na medida em que estas ferramentas podem facilitar a inclusão dos/as alunos/as. Sensibilizou as crianças e jovens para a importância de uma utilização adequada e aconselhou os pais pais/encarregados de educação a regularem e monitorizarem a atividade digital dos seus filhos.
Aberta ao debate, o público manifestou determinadas inquietações e preocupações com o tempo despendido pelas crianças na utilização das tecnologias, mas também com a dificuldade que encontram para selecionar os conteúdos mais relevantes e credíveis.