Até dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove “Arruada de Janeiras” no centro histórico da cidade. A iniciativa, enquadrada no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, visa estimular o comércio tradicional e dinamizar o casco histórico vianense no primeiro mês do novo ano.
Hoje, 10 de janeiro, vão participar Metamorphys – Casulo Abrigo e GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.
Dia 11 de janeiro, atuam o Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Sport União Cardielense.
No dia 12, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz, o Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas – Mazarefes e Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo apresentam-se na cidade.
No dia 18 de janeiro, atuam Ronda Típica de Carreço, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Grupo Etnográfico de Areosa, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Rancho Danças e Cantares de Afife.
A 19 de janeiro, Grupo de Danças e Cantares de Perre e A Casa – Comunidade Cristã em Viana.
De seguida, a 24 de janeiro, as Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira apresentam-se pela cidade.
Dia 25 de janeiro, atuam ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Modilhas do Neiva de A Mó, Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, Grupo de Janeiras Luar das Neves – Centro Recreativo e Cultural das Neves.
A 26 de janeiro, Comissão da Capela de Santa Catarina – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, Grupo Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha e Grupo Folclórico de S. Paulo.
Promovendo uma atividade cultural de grande tradição, o município conta com a colaboração de 28 grupos, associações e coletividades locais na dinamização destas arruadas de janeiras.