Recontro de Valdevez decorre este fim de semana

Este fim de semana, de 11 a 13 de julho, o Paço de Giela recebe o Recontro de Valdevez.

Este ano, o espetáculo principal da recriação histórica do Recontro incorpora um episódio adicional ligado à vida do nosso primeiro rei; o tema/título é “Afonso e Châmoa: amor em tempos de guerra”, uma alusão a essa relação emocional e marcante vivida entre o monarca e a nobre galega.

O espaço escolhido para este evento é o emblemático Paço de Giela, o cenário ideal para um regresso ao século XII, ao quotidiano da Idade Média e à Fundação de Portugal.

Na primavera de 1141, os exércitos de Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela, seu primo, encontram-se no Vale do Vez, protagonizando um dos momentos mais importantes e fundadores da História de Portugal: O Recontro de Valdevez. Quase nove séculos depois, o Município de Arcos de Valdevez pretende recriar o universo que rodeia este intrigante momento histórico, o único torneio registado na História medieval portuguesa.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!