Francisco Louçã apresenta hoje novo livro em Viana

Francisco Louçã apresenta hoje, sexta-feira, 23 de outubro, às 21h, o segundo volume de Imaginação, numa sessão que terá lugar na Galeria Barca d’Artes, na Rua dos Manjovos, n.º 31, em Viana do Castelo. A apresentação estará a cargo de Maria José Guerreiro.

Depois de, no primeiro volume, explorar diferentes modos de imaginar — das cores à criação artística, da inquietação religiosa às viagens ao desconhecido e às paixões humanas —, Francisco Louçã dedica este segundo livro aos imaginários e à forma como a imaginação cria e relaciona sistemas de imagens, influenciando a maneira como compreendemos e interpretamos o mundo.

A obra percorre três grandes territórios: o imaginário das utopias, que exige consistência; o da ciência, que se proclama exata; e o da vida quotidiana, da alimentação à comunicação, num tempo marcado pela aceleração e pela necessidade de recuperar a lentidão.

Em Imaginação, Francisco Louçã propõe uma reflexão sobre a capacidade humana de criar, conhecer e transformar a realidade, cruzando diferentes áreas do conhecimento e da experiência. Uma viagem pela cultura, pelo pensamento e pela criatividade humanas, em que a imaginação surge como uma dimensão fundamental da vida.

O primeiro volume da obra foi recebido com elogios de várias figuras da cultura, da ciência e do pensamento em Portugal. Lídia Jorge destacou a sua natureza «densa, mas permeável», enquanto Manuel Sobrinho Simões o classificou como «brilhante». José Luís Peixoto sublinhou a dimensão do conhecimento reunido na obra, que permite vislumbrar «a imensa e inesgotável imaginação».

A apresentação em Viana do Castelo constitui uma oportunidade para conhecer esta nova etapa do percurso de Francisco Louçã em torno da imaginação e dos imaginários que moldam a experiência humana.

Partilhar

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, possui mais de 20 anos de experiência na área do jornalismo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00€

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!