A associação AO NORTE esteve em Moçambique, na província do Niassa, a produzir um documentário sobre o projeto “Escolinhas Comunitárias do Niassa”, para a ONGD Leigos para o Desenvolvimento.
Durante o período de 22 de agosto a 23 de setembro, a equipa da AO NORTE constituída por Alexandre Martins (câmara e realização) e João Pedro Portela (som), acompanhou de perto e registou a implementação do projeto Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN), que se dedica às crianças dos meios rurais que frequentam o ensino pré-escolar.
Promovido pela Leigos para o Desenvolvimento, através dos sucessivos voluntários ao longo de 22 anos, o projeto passará agora para as mãos da Diocese de Lichinga, a capital provincial do Niassa.
Foram 25 dias de rodagem de um documentário que olha para os moçambicanos como um povo com vontade de ultrapassar a classificação de uma das nações mais pobres do mundo, procurando essa saída através da Educação.
A apresentação do documentário está prevista ocorrer durante o mês de dezembro deste ano.
A associação AO NORTE já produziu, em colaboração com o Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e da ONGD Rosto Solidário, documentários em Cabo Verde e Angola.