O Município de Viana do Castelo assinou recentemente, um protocolo para desenvolvimento do projeto “Juntos” com a Associação Salvador e a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, associações promotoras do projeto.
O protocolo tem como objetivos sensibilizar a comunidade para o respeito e inclusão das pessoas com deficiência e também angariar fundos para a APCPC e para a Associação Salvador, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Todo o concelho de Viana do Castelo será abrangido pelo projeto, que acontece desde outubro passado a fevereiro de 2019, ficando a autarquia responsável pelo apoio logístico.
O projeto “Juntos” conta com a parceria do Turismo Porto e Norte de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), dança e Companhia, Solinca, Axis Wellness, casa de pessoal da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e Hospital de Santa Luzia. Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve projetos que se desenvolvem em três áreas de atuação: Conhecimento, através do incentivo à investigação, da partilha de informação e da criação de redes de cooperação. Integração, com a promoção da qualidade de vida, apoio ao emprego, eventos inclusivos, desporto adaptado e mais atividades que incentivem a uma presença ativa na sociedade. Sensibilização, apostando em ações que sensibilizam para o respeito da diferença e da igualdade de oportunidades, campanhas de prevenção rodoviária e sensibilizando para o cumprimento da Lei das Acessibilidades.