A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) avisa a população para o agravamento do estado das condições meteorológicas no Norte a partir das 12h de hoje, dia 09 de novembro.
Em comunicado a ANPC explica que, no seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) “prevê-se para as próximas horas um agravamento das condições meteorológicas, com um período mais crítico entre as 12h00 de amanhã, dia 09 de novembro, e as 06h00 do dia 10 de novembro”. Os distritos mais afetados serão Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu.
A precipitação será persistente e “localmente intensa” nos distritos atrás referidos. O vento, do quadrante sul, será, e segundo o mesmo comunicado, “moderado a forte no litoral a partir da tarde” e as rajadas andarão na ordem dos 85 quilómetros por hora (km/h), em especial no Minho e Douro Litoral”. Nas terras altas o vento soprará moderado a forte, intensificando-se a partir da tarde “com rajadas até 100 km/h em especial na região do Minho”.
A ANPC alerta ainda para a agitação marítima na costa ocidental e na costa sul, que deverá ter “ondas de noroeste entre quatro a cinco metros de altura”.
Face a estas previsões é expectável que o piso rodoviário esteja escorregadio e haja formação de lençóis de água; ocorrência de cheias rápidas e inundações. Para isso, a ANPC recomenda a “adoçao de comportamentos adequados”, sobretudo “recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção”.