A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou hoje um aviso à população dos locais de protesto dos coletes amarelos. A manifestação marcada para amanhã, sexta-feira, dia 21, a Praça da República de Viana do Castelo será um dos locais do protesto.
Antecipando o cenário de constrangimentos no trânsito, a PSP refere que decorrerão “diversas ações de protesto, em vários pontos do país”, nesses sentido divulgou uma lista de locais em várias cidades do território nacional onde “poderão acontecer alguns constrangimentos na circulação automóvel”.
No comunicado, a PSP salienta que de acordo com as “suas atribuições e competências legais”, irá desenvolver “todas as ações necessárias para garantir a segurança, ordem e tranquilidade públicas, bem com os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nomeadamente estabelecendo um equilíbrio entre o exercício do direito de manifestação e o direito à livre circulação, em especial à circulação rodoviária”.
Recorde-se que o Movimento Coletes Amarelos Portugal (MCAP) agendou para sexta-feira um grande protesto em todo o país. São já vários os movimentos de cidadãos que estão a ser mobilizados através das redes sociais. O objetivo é sair à rua em vários pontos do país, tentando imitar o movimento dos “coletes amarelos” de França, mas sem violência.
No manifesto, o grupo propõe uma redução de impostos na eletricidade, com incidência nas taxas de audiovisual e emissão de dióxido de carbono, uma diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e redução para metade do IVA sobre combustíveis.