Os presidentes da Câmara Municipal e da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) assinaram, esta terça-feira, o protocolo de colaboração Protocolo de Cooperação “Apoiar o Comércio local em ambiente COVID-19”. Este visa dinamizar a atividade comercial concelhia neste último trimestre do ano.
Conforme sublinhou o edil José Maria Costa, o mesmo visa manifestar a confiança do Município no comércio local, reconhecendo a sua atividade como essencial e que os estabelecimentos são locais seguros.
O objetivo é, ainda, no contexto da pandemia, atrair mais pessoas a Viana do Castelo, incluindo os vizinhos galegos, aumentando a competitividade e dinamizar o comércio local. São iniciativas que passam, nomeadamente, por setores como o do vestuário, ouro e traje, festividades, automóvel, gastronomia e restauração.
Assim, evitando aglomerações devido á pandemia, estão previstos eventos como um desfile de moda (virtual), animação na última semana de outubro nas lojas e nas ruas, incluindo a participação de uma tuna académica (em finais deste mês e para assinalar o Halloween) e uma parceria entre Póvoa Lanhoso (que vai trazer artesãos até ao museu do traje vianense) e Viana do Castelo (que vai exibir os seus trajes naquele concelho).
A par do autarca, Cunha Júnior, o presidente da AEVC, deu conta da iluminação natalícia, que poderá iniciar-se ainda antes de 14 de novembro e se prolonga até 19 de janeiro (de forma a abranger os “Reis”), indo englobar ainda mais arruamentos do que em edições anteriores.
A autarquia tem previsto, no âmbito deste protocolo, um investimento na ordem dos 209 mil euros.