“Arte que reconta” apresenta 14 histórias

São 14 lendas de igual número de freguesias que inspiraram Cristóvão Siano a dar-lhes uma nova roupagens. Flor Gomes transformou em pintura. A mostra está patente no Piso 1 dos Antigos Paços do Concelho até ao dia 21 de agosto. 

A professora e pintora começou a pensar no projeto pouco depois de ter estado na Comissão de Festas de Santa Marta. “Decidi fazer uma recolha de histórias de várias aldeias de Viana, ao redor de Santa Marta. Comecei por fazer essa pesquisa através de amigos, bibliografia, dos párocos… Recolhi histórias muito engraçadas”, refere. Adiantando que o projeto ficou concluído em 2020, mas a pandemia e a ida da professora para Timor-Leste atrasaram a apresentação da mostra e livro das histórias, reescritas pelo também santamartense Cristóvão Siano.

As telas recriam parte das histórias de Santa Marta; Perre; Outeiro; Vilar de Murteda; Montaria; Meixedo; Lanheses; Vila Mou; Torre; Cardielos; Serreleis; Meadela; Santa Maria Maior e Monserrate. Flor Gomes espera que os autarcas locais as adquiram para colocar nos espaços públicos das freguesias. 

Defensora das tradições, Flor Gomes acredita que as novas gerações continuam a ter orgulho nas raízes. “Desde que há ensino superior em Viana ,refletiu-se a presença de mais jovens nas nossas romarias. Neste nível de ensino foi muito trabalhada a questão da tradição e da identidade”.

Cristóvão Siano fala da utilização de vários estilos [prosa e poesia] para reconytar as histórias e fala de “um exercício de criatividade” para dar nova roupagens às histórias identitárias de cada freguesia.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.