Autarquia entrega prémios a alunos

Na manhã do último sábado, a autarquia vianense entregou os prémios aos alunos vencedores da 13.ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana. A Sala Couto Viana, da biblioteca municipal, acolheu a sessão que foi antecedida da apresentação, póstuma, do livro “Quem gosta de animais cresce mais” do poeta e dramaturgo vianense e ilustrações de Vítor Pi.

O presidente do júri do concurso e diretor da biblioteca manifestava que “neste ano, o concurso teve a participação de 36 trabalhos, sendo que 13 foram premiados”. Rui Faria Viana acrescentava que os trabalhos eram de alunos que frequentavam 14 escolas, de seis agrupamentos locais e ainda de dois estabelecimentos privados.

O vereador da Cultura enaltecia a iniciativa, manifestando que “o dia de hoje é de esperança, alegria e demolidor. É um dia de alegria porque celebramos o centenário do nascimento de António Manuel Couto Viana”. Manuel Vitorino falava ainda dos valores dos rankings das escolas que tinham sido anunciados no dia anterior. “Em Viana, os valores esperados estão muito acima do que seria expectável. E os percursos diretos também estão acima dos valores do país. O trabalho que as nossas escolas fazem é de excelência”. Acrescentando que “o que aqui aconteceu [entrega dos prémios] é demolidor de uma retórica presente. Temos de manter a concentração no trabalho que está a ser feito”, frisava.

No concurso foram premiados quatro alunos na categoria de Conto, igual número em Poesia e Ilustração. E ainda um aluno do secundário na categoria de Ensaio.  

Na parte de tarde, os restos mortais de A. M. Couto Viana foram trasladados para o Mausoléu de Artistas e Homens de Letras de Viana do Castelo.                                        C.M.R.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.