Busto de Amadeu Costa muda de local

O Busto de Amadeu Costa vai ser mudado. A proposta da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela foi aprovada por unanimidade na última reunião de Câmara.

Na proposta lê-se que “reconhecidamente que a requalificação do Largo Amadeu Costa foi, sem margem de dúvidas, por si só uma homenagem merecidíssima a este grande homem vianense”.

O presidente da União de Freguesias explicava também que “passou-se muito tempo e muitas diligências foram feitas para melhorar a visibilidade do Busto de Amadeu Costa sem se obter o êxito que se desejava”. José Ramos acrescentava: “Agora que se comemoram 20 anos do seu passamento, e interpretando o pulsar de centenas de vianenses, vimos solicitar a mudança do local do Busto”.

A proposta foi transferi-lo da extremidade do Largo, junto à Rua do Marquês, para a outra extremidade, a Rua de Altamira. Colocada à votação, a alteração foi aprovada por unanimidade.

Amadeu Costa (1920 – 1990) foi um memorialista e estudioso das tradições vianenses de cariz etnográfico e folclórico. No seu vasto currículo, consta a de colaborador do A AURORA DO LIMA e a atribuição de Medalha de Ouro pelo Município de Viana do Castelo.

O Busto de Amadeu Costa foi colocado no largo com o seu nome, em março de 2001, tendo sido esculpido por Manuel Rocha. A campanha para o mesmo decorreu nas páginas do A AURORA DO LIMA, envolvendo uma comissão constituída por este jornal, a Junta de Freguesia, Ilídio Brásio e Elder de Carvalho.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.