Encontro Nacional do Apostolado do mar

Decorreu, nos dois primeiros dias do corrente mês, o Encontro Nacional do Apostolado do Mar. A organização, este ano, foi de Viana do Castelo, tendo-se registado a presença das praias da Fuzeta (Algarve), Setúbal, Sesimbra, Peniche, Nazaré, Caxinas e V. P. Ancora, representadas por cerca de meio milhar de participantes.

No primeiro dia, na igreja S. Domingos, decorreu o encontro Mariano e recitação do terço e cânticos à Nª Sª da Estrela do Mar.

Já no segundo dia, os grupos participantes, com os seus estandartes e símbolos das respetivas praias, concentraram-se no Campo d’ Agonia, seguindo-se uma procissão com a Banda das Escuteiros de Barroselas, os andares de Nª Sª da Estrela do Mar e do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires. A mesma percorreu a Av. Campo do Castelo até ao cais de pesca, com homilia do Bispo da Diocese, que benzeu os barcos e o mar. Seguiu-se o trajeto pela Rua Góis Pinto e Alves Cerqueira, em direção à igreja S. Domingos onde se realizou a Eucaristia Solene presidida por D. Anacleto Oliveira, com o pároco Vasco Gonçalves e padre Miguel, de Setúbal. Na ocasião, o prelado da Diocese enfatizou a Ascensão do Senhor e observou que “não devemos viver nem muito ao céu, nem muito à terra”.

A igreja esteve repleta de fieis e marcaram presença a vereadora Maria José; o autarca da União de Freguesias de Viana do Castelo, António Basto; e o comandante do porto.

Todos ficaram encantados com a decoração da igreja. Artes de pesca, ornamentações, faina de pesca, barcos, gamelas, miniaturas, redes, aparelhos, bóias, baús, faróis, das artes de pesca preenchiam-na, bem como o adro.

Seguiu-se um convívio na Quinta do Carvalho, animado pelo conjunto “Comeros” e o Rancho Folclórico Renascer. Cantou-se o “Havemos de ir a Viana” e os fados à Nossa Senhora e Estrela do Mar, bem como a Frei Bartolomeu dos Mártires.

O Grupo Apostolado do Mar foi fundado, na paróquia de Monserrate, em 2000, pelo padre Armando Rodrigues. Este ano, nas comemorações, destaque-se o empenho, entre outros, do pároco Vasco Gonçalves e de José Vieira, o coordenador do grupo.
A. Correia

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.