Depois de um início de verão inconstante com chuva e frio em quantidades que mais faziam lembrar a entrada do inverno, eis que está a decorrer em pleno mais uma época balnear vivida num ano ainda marcado pela incómoda presença do vírus de Covid-19, aliás como foi a época anterior, mas ao considerar esta contrariedade verificamos que a frequência às praias de Carreço, mesmo no atual contexto viral, mantém níveis igualáveis aos dos anos em que a pandemia não existia.
Neste ano, na nossa Freguesia desde o início da época balnear ondulam aos ventos as bandeiras identificativas da qualidade de excelência das nossas praias, duas Bandeiras Azuis, uma na Praia de Paçô e outra na de Carreço, símbolo que comprova a qualidade ambiental destas praias.
A Praia do Canto Marinho continua a ser considerada “Praia com Qualidade de Ouro”, distinção que premeia as águas balneares que dão provas de qualidade consistentes e ainda uma outra com Bandeira de Praia Acessível, esta na Praia de Carreço certifica que a praia tem acessos e condições especiais para pessoas com mobilidade reduzida.
Como é facilmente constatável podemos estar orgulhosos da qualidade das praias que possuímos, no entanto nunca é demais enfatizar para que todos façamos as ações necessárias e os comportamentos adequados para continuarmos a merecer tais distinções.
Quanto ao modo de usufruir o que é um bem público possivelmente que podemos evoluir muito na defesa do meio ambiente, pois compete a todos e cada um de nós em primeira instância defendê-lo não o agredindo com a nossa simples passagem.
Este ano o Programa Praia Acessível, Praia para todos, cobre cerca de 35% do total das zonas balneares classificadas. Regista-se uma adesão crescente por parte dos municípios e concessionários a esta iniciativa inclusiva, que tanta relevância assume para os cidadãos com deficiência ou limitações de mobilidade, para estes “A segurança é a sua praia”. Este é o lema que continua a ser usado nesta nova época balnear.
Na nossa Freguesia, a Praia Acessível é a de Carreço, outrora designada por praia do portinho de Montedor, a qual já era considerada uma praia muito segura, sendo então nessa época frequentada por inúmeras crianças de vários pontos do nosso concelho e que lhe valeu ser conhecida pela praia das crianças. No presente volta a ser provada a sua segurança ao acolher as pessoas com deficiência ou limitadas na sua mobilidade.
Assim, Carreço inspirada pelo dom que lhe concedeu a mãe natureza ao doar-lhe esta maravilhosa porção de costa atlântica, associada ao trabalho e dedicação dos seus responsáveis autárquicos, tem o privilégio de poder oferecer aos seus residentes e aos seus visitantes estas maravilhosas praias, duas praias de Bandeira Azul, uma Praia com Qualidade de Ouro e uma Praia Acessível, todas elas uns verdadeiros encantos da natureza, o que nos concede a todos nós carrecenses um grande motivo de satisfação e simultaneamente desejar a todos quantos utilizam as nossas praias votos de uma boa fruição e que apenas deixem nas nossas praias o sulco das suas pegadas. O ambiente muito agradece.