Exposição “Memórias da Construção Naval” na Sede do GDCENVC

Uma história onde as memórias enchem a alma. Com a exposição “Memórias da Construção Naval”, procura o Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (GDCTENVC) lembrar a história e enriquecer a alma, particularmente daqueles que história fizeram. Esta exposição, que lembra uma narrativa construída, vai estar patente na Sede Social do GDCTENVC até janeiro do próximo ano. 

Carlos Vieira, presidente do Grupo e com uma forte ligação aos Estaleiros Navais, confessa que esta Coletividade “achou pertinente iniciar o trabalho desta nova direção com memórias, apresentando algumas construções de relevo, com referência, tanto para a Cidade de Viana do Castelo como ao nível da Construção Naval local. E, na altura, era do melhor que havia, não só no plano nacional como no Universo em geral. É isso que tentamos apresentar nesta mostra a toda a gente visitante”. Na exposição estão navios que foram construídos para diversos países, como Estados Unidos, Israel, Noruega, com particularidades especiais, destacando-se, também, o caso do Navio Ferry Atlântida, por toda a problemática em que alguém, que não nós, o envolveu. “Os Navios são como pessoas”, disse o Arquiteto Telmo Gomes, também ele um ex-colaborador dos ENVC. É esta a mensagem que acompanha esta exposição, que revê um passado de grandeza dos ENVC.

O presidente destaca a importância deste Grupo, que se formou em 1967, e que surgiu para unir e aproximar os trabalhadores. Neste momento, a Coletividade está de portas abertas para receber novos sócios. “Hoje o grupo já não está fechado. Até há pouco tempo, eram só trabalhadores dos ENVC, mas quando esta empresa passou a ter um novo estatuto, essa situação deixou de fazer sentido, entendendo-se que o grupo tinha que continuar. Neste momento, todos são bem-vindos e todos podem ser sócios com igualdade de direitos”. Sobre esta exposição, queremos salientar que está aberta a cidadãos de todas as latitudes que pretendam ficar a conhecer o passado dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Aqui se encontram as imagens que fazem a história desses tempos. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.