João Cerqueira apresenta Perestroika

Author picture

É um dos nossos regulares colunistas, mas a sua atividade concentra-se toda ela na escrita, com vários livros já editados, muitos deles premiados. O João vai apresentar, agora em Viana, o seu último romance, com o título Perestroika – olho por olho, dente por dente.

O evento acontece no dia 9 de novembro, 18 horas, na Biblioteca Municipal. A obra tem apresentação de Paulo Morais.  Sobre esta sua obra diz-nos o autor:  “Perestroika: olho por olho, dente por dente é o meu romance mais ambicioso por várias razões: tem trinta e oito personagens que evoluem num arco temporal de catorze anos, aborda um tema – a democratização dos países comunistas e o fim da Guerra Fria – que mudou o mundo e, devido ao expansionismo bélico de Putin e à invasão da Ucrânia, tornou-se  atual, uma vez que sem a Perestroika Putin e outros populistas nunca teriam alcançado o poder. Além disso, uso a arte – Cristo expulsando os vendilhões do Templo de El Greco – como espelho das mudanças políticas e sociais. E, por fim, a pergunta de Pilatos a Jesus – «O que é a verdade?» – atravessa todo o romance, entra na cabeça de vários personagens que lhe dão respostas distintas e fecha a história numa reviravolta que, espero, irá surpreender o leitor. No entanto, mais do que um romance político é uma história sobre a natureza humana que aborda temas comuns em toda a literatura: a ascensão e a queda, a luta pelo poder e pela sobrevivência, a busca da verdade, o amor, a vingança e a possibilidade de redenção. Por isso, a ação do livro, em vez de se passar num país imaginário a que chamo Eslávia, poderia decorrer, com as devidas alterações, em qualquer época ou lugar da História, no passado ou no futuro. Porque, quer uma mulher medieval ou um homem que vivesse numa colónia em Marte iriam querer saber quem eram os seus pais ou, então, vingar-se de quem abusara deles. Daí, o olho por olho dente por dente do título. Porém, como referi atrás, é no final do livro que está a maior aposta em relação a tudo o que escrevi até agora.”

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.