Foi muito concorrida a instalação da nova Assembleia de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo e eleição dos vogais da junta e mesa da assembleia.
Do ato resultou a nova junta de freguesia, com Nuno Ferraz (PS), presidente; Ana Serra (PS), tesoureira e Pedro Sousa (PS), secretário. A mesa da assembleia ficou constituída com Pedro Rocha (PS), presidente; Lino Soares (PS), 1.º secretário e Ana Rita Pereira (PS), 2.ª secretária, sendo os restantes elementos: António Antunes (PSD/CDS), Judite Sôra (PSD/CDS), Orlando Antunes (PSD/CDS), Ana Rita Pereira (PS), Elisabete Meixedo (PSD/CDS), Sílvia Silva (PS) e Márcio Vieira (PS). Seguiram-se intervenções, de que extraímos:
Pedro Rocha: “a freguesia tem de estar acima de tudo!”
Disse Pedro Rocha que assumia as funções «convicto que a partir deste momento não existem vencidos e vencedores. Existe uma Assembleia de Freguesia que reflete a escolha da população cabendo-nos respeitar esta opção com responsabilidade e elevação.
Quero também saudar com estima e amizade os membros desta assembleia que hoje tomaram posse, especialmente os novos que se estreiam nestas funções (onde eu também me incluo) desejando que todos os eleitos do Partido Socialista e da coligação Amar Viana PSD/CDS- desenvolvam com dignidade e qualidade de acordo com as suas convicções o mandato atribuído pelo voto popular com o objetivo primordial de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida dos santamartenses, em particular dos mais desfavorecidos e dos mais débeis. Estou convicto que ambas as forças políticas presentes nesta assembleia irão dar voz aos superiores interesses da freguesia porque a freguesia tem de estar acima de tudo!
Como presidente manterei a isenção, o equilíbrio, a objetividade e bom senso na condução dos trabalhos. Fá-lo-ei sempre ao serviço dos interesses da freguesia. Pretendo garantir a pluralidade, favorecer consensos, defender e afirmar esta Instituição em todas as circunstâncias, por isso mesmo não permitirei que este órgão seja palco de outras lutas que nada beneficiam o mesmo e que não dignifica a confiança que os santamartenses em nós colocaram. A assembleia é um espaço de discussão política, onde o debate pode ser vivo, deve ser vivo, mas sempre com respeito e tolerância.»
Nuno Ferraz: “não poderemos falhar, o povo não perdoará…”
«Uma primeira saudação a quantos santamartenses exerceram o seu direito de voto.
É com um enorme orgulho, imenso sentimento de responsabilidade e com profundo sentido de missão que hoje tomo posse neste cargo, como Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, o que muito me honra.
Importa hoje aqui lembrar que o poder pertence unicamente ao povo, e é ele quem decide quem o deve exercer, através da arma mais bonita da democracia, o VOTO.
A responsabilidade no exercício de funções autárquicas é enorme. Não poderemos falhar, o povo não perdoará, exigindo-se assim aos eleitos uma dedicação extraordinária, com vista ao cumprimento dos nossos compromissos.
Importa agora olhar pelo futuro dos santamartenses com otimismo, mas nunca esquecendo o passado. Vamos manter o que está bem e vamos melhorar o que for necessário. Temos a consciência que será o passado que servirá de referência para os santamartenses avaliarem o trabalho que iremos desenvolver.
Ao senhor presidente da Câmara, Luís Nobre, quero dirigir uma saudação muito especial: a sua participação nesta cerimónia acarreta ainda uma maior responsabilidade a todos os que hoje aqui tomam posse e será certamente uma garantia de que iremos trabalhar afincadamente em prol de Santa Marta de Portuzelo.
(mais notícias na próxima edição).