Jornadas da Ciência na Escola Básica e Secundária de Barroselas

Decorreram na semana de 15 a 19 de abril, as Jornadas da Ciência na Escola Básica e Secundária de Barroselas, organizadas pelo Departamento de Ciências Exatas e da Natureza e Tecnologias (DCENT). Deste evento constou uma série de atividades que envolveram todos os alunos de todos os anos de escolaridade.

No dia 15 de abril assinalou-se a abertura da exposição “Assim se faz Ciência… em Barroselas!”, na qual se expuseram trabalhos elaborados pelos alunos nas disciplinas de matemática (3ºciclo), ciências naturais (2º ciclo) e Biologia e Geologia (10ºano), nas instalações da Biblioteca Escolar e da cantina. Também neste dia se deu início à Feira de Minerais, na qual os alunos tiveram a possibilidade de adquirir diversos materiais minerais e rochosos.

No dia 16 de abril as turmas do 9º ano de escolaridade assistiram à projeção de um documentário da National Geographic, intitulado “The unseen world”, onde puderam explorar o mundo que não se consegue ver, quer por ser demasiado rápido, demasiado lento ou demasiado pequeno. Na 4ª feira, dia 17 de abril, foi a vez das turmas do 6ºano e do 7º ano acompanharem uma demonstração de aves, onde conseguiram observar de perto belíssimos exemplares de aves de rapina diurnas e noturnas da nossa região, bem como ficar a conhecer melhor os seus hábitos de vida no seu habitat natural. Também nesse dia os alunos do 5º ano participaram numa palestra com o Dr. Serafim Riem, subordinada ao tema “As árvores do nosso jardim”. O Dr. Serafim Riem é um elemento ligado aos movimentos ambientalistas de longa data, cofundador das Associações de Conservação da Natureza (QUERCUS/FAPAS/ZERO/IRIS), onde já exerceu, entre outros, o cargo de presidente.

É Mestre em Gestão e Conservação da Fauna Selvagem Euro-mediterrânea pela Universidade de Leon, Comendador e detentor de um prémio Internacional “Terra Sem Sombra” atribuído pela Diocese de Beja em 2014. É também o responsável pela firma “Planeta das Árvores” e com todo o seu saber, cativou a atenção de toda a comunidade escolar. No dia 18 de abril foi tempo de conhecer os vencedores do concurso “A Poesia na Ciência”, que foi dinamizado em parceria com a Biblioteca Escolar. A aluna Inês Barbosa do 12ºB, sagrou-se vencedora com o poema “Destinados Imperfeitamente”.

O desafio QRCiências, pôs os alunos à caça dos QRcode cuja leitura os levava a descobrir curiosidades científicas… 20 no total. No dia 19 de abril, o dia começou com uma atividade para os alunos do 8ºano, dinamizada por técnicas do CMIA, relacionada com BioRegisto de espécies de fauna e de flora. Já os alunos do ensino secundário assistiram a uma palestra com o Dr. Carlos Manuel Silva, investigador da Universidade de Aveiro, subordinada ao tema “Sustentabilidade e economia ambiental”. Estas jornadas encerraram da melhor maneira com a sessão “Tratar o cancro por tu”, realizada pelo Prof. Doutor Sobrinho Simões, reconhecido patologista de renome internacional, com um extensíssimo e brilhante currículo académico, e que, como sempre, conquistou o auditório que encheu a sala A3 da escola básica e secundária. A coordenadora do DECNT fez um balanço muito positivo destas primeiras Jornadas da Ciência, motivo pelo qual a sua continuidade poderá vir a ser uma realidade e quem sabe abranger todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

Jorge Silva

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.