As marés vivas e as últimas maresias que se fizeram sentir, vieram pôr a descoberto um dos geocilindros de proteção da duna da Ínsua e neste momento o geocilindro ficou rompido e está a perder a areia do seu interior.
Recorde-se que foi efetuado um investimento considerável, para proteger a duna, onde foi colocada areia e geocilindros na parte frontal da duna, que estava a ficar reduzida, com as investidas do mar.
Nos últimos tempos, a colocação de areia e os geocilindros, vieram dar algumas garantias na consolidação daquela duna, só que ultimamente o mar tem fustigado mais aquela área e assim tem enfraquecido aquela frente. Recorde-se que se nada for feito para recuperar este geocilindro e consolidar aquela frente, certamente que com o mar de inverno, esta área ficará mais vulnerável e a duna poderá sofrer uma redução significativa.
Árvore de grande porte cai no rio de Afife
Uma árvore de grande porte, foi arrancada pela raiz, certamente pela força do vento, e tombou sobre o rio de Afife, entre a ponte da estrada nacional 13 e a ponte ferroviária.
Trata-se de árvores que já tem idade avançada e já não são tão resistentes a intempéries. Esta encontra-se tombada em cima do rio, não dificulta de imediato a passagem das águas, mas também não há condições neste momento, para que esta possa ser removida, pois terá que ser um trabalho efetuado com meios mecânicos e nesta altura, não há condições para que um trator, ou outro qualquer meio, possa aceder àquele local, dado a terra se encontrar encharcada. Este vai ser um trabalho que a junta de freguesia vai executar, mas só quando houver condições de segurança.
Magusto
O Grupo de Folclore de Afife realiza no domingo, dia 12, a partir do meio dia, um magusto de S. Martinho, que acontece no polidesportivo de Cabanas. Para além das castanhas, vai haver sopa da pedra, arroz doce, bifanas e outros petiscos. A animação será feita com os motivos inseridos na tradição local, mas não faltarão as concertinas, cantares ao desafio e as castanhas.