Modernização da linha do Minho

A Linha do Minho continua a ser objeto de profunda remodelação, depois da primeira fase entre Nine e Viana do Castelo, inaugurada a 15 de julho do ano passado. No presente observamos que as obras da segunda fase estão a ser levadas a efeito entre Viana do Castelo e Valença, as quais já se encontram em adiantado estado de realização e segundo o secretário de Estado Jorge Delgado, devem estar concluídas para o final deste ano, mas, aqui abordaremos apenas e só as obras no contexto da área da nossa Freguesia.

Esta intervenção na Linha do Minho não trata apenas da sua eletrificação, ela tem um âmbito mais abrangente de modernização, ou seja, uma tripla componente, porque, as obras compreendem eletrificar, sinalizar eletronicamente com sinalização de nível internacional e infraestruturar a via com capacidade para que nela operem comboios com 750 metros e assim criar pontos de cruzamento para aumentar significativamente a eficácia da objetividade competitiva para o transporte de mercadorias.

Os trabalhos realizados na nossa freguesia são bem visíveis. Para além da eletrificação, da construção de uma plataforma para melhorar a acessibilidade aos comboios no embarque e desembarque de passageiros foi também construído um ponto de cruzamento com 750 metros destinado a comboios de mercadorias, cruzamento que fica situado no Lugar de Paçô, entre o sítio da “Pincha” e o limite norte da freguesia no sítio do “Cadinho”.

Assim sendo, a estação de Carreço que antes foi a estação de Montedor, e em meados do séc.XX deixou de o ser, por meras questões do tipo das guerrinhas do “alecrim e da manjerona”, encerrou e deixou de ter cruzamentos de comboios já vão decorridos alguns anos, mas agora está em construção um abrigo para passageiros, do tipo de paragem de autocarros, que aliado com a nova plataforma, a eletrificação e o ponto de cruzamentos vão, com certeza, dar uma qualidade superior ao serviço prestado com um retoque de modernidade acentuado, assim esperamos que seja.

APRESENTAÇÃO DO CARTAZ
A Comissão de Festas em Honra da Senhora da Graça para 2020, de acordo com o cancelamento da festa, vai apresentar no próximo dia 25 de julho pelas 20h30 no adro da igreja Paroquial, o cartaz que venceu o concurso para a referida festa.

O momento será de louvor com música e poesia, por isso, a comissão lança mais um desafio aos carrecenses, desta feita o desafio é levar uma poesia original e louvar a Senhora da Graça.

A Comissão para além de lançar o desafio aos artistas poetas, também pede aos que não se reveem na escrita poética para levarem um poema do seu poeta preferido e assim todos poderão partilhar os seus poemas ou os dos poetas preferidos e deste modo construir um sarau em louvor à Nossa Padroeira, Senhora da Graça.

A Comissão recomenda a inscrição 30 minutos antes do início do Sarau.
O uso de máscara é obrigatório, assim como o cumprimento de todas as regras de segurança.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.