O dia 01 de novembro é celebrado pelo povo crente com a romagem aos cemitérios para homenagear aqueles que partiram para o Além.
As pessoas na globalidade, igreja militante, verga-se à memória daqueles que nos precederam e a quem nos prendem laços de familiaridade e de amizade. Estes gestos de solidariedade são também uma celebração de esperança e de fé, acesa dentro de cada um e que é orientada por valores cristãos emanados do Evangelho.
Por estes dias, trazemos dentro de nós, quase à flor da pele, a saudade e a nostalgia da eternidade e a memória daqueles que foram nossos, familiares e amigos; aqueles que nos pertenceram, que estiveram connosco, que sorriram, que falaram, que nos alimentaram de virtudes e que nos deram vida.
O Dia de Todos os Santos, igreja triunfante de santos e mártires, seria de festa, de alegria, porque todos eles alcançaram a santidade e estão em comunhão com Deus. O dia seguinte, o Dia dos Fiéis Defuntos, que se comemora no dia 2, será verdadeiramente mais de reflexão e próprio para expressar o pesar, a saudade e a dor. Mas por conveniência, estas duas datas sobrepõem-se e as comunidades aproveitam o dia santificado do primeiro de novembro para a visita aos cemitérios.
Em Alvarães, foi sentida a celebração. As cerimónias religiosas começaram na Igreja Matriz com uma Eucaristia muito participada. Seguiu-se a romagem ao Cemitério que viu uma multidão prestar homenagem sentida de saudade e recordar familiares com fé e esperança.
