Caminha Medieval regressa na quarta-feira

A vila de Caminha prepara-se para recuar vários séculos no tempo com a realização da Caminha Medieval 2026, que decorre entre os dias 22 e 26 de julho, transformando o Centro Histórico num autêntico palco vivo da Idade Média.

Subordinada ao tema “Das Terras do Norte às Rotas do Mar”, esta edição destaca o comércio na Idade Média, recriando a magia, o quotidiano e a atmosfera vibrante das antigas feiras, dos mercadores, dos artesãos e dos viajantes que fizeram de Caminha um importante ponto de encontro entre os caminhos terrestres do Norte e as rotas marítimas atlânticas.

A escolha do tema encontra forte ligação com a história da vila. Recorde-se que Caminha assistiu à criação da sua feira em 1291, poucos anos depois da outorga do foral concedido por D. Dinis, a 24 de julho de 1284, consolidando o seu papel como centro de comércio, troca de mercadorias e ligação entre diferentes culturas.

Durante cinco dias, o recinto medieval ganhará nova vida com mais espaços temáticos, mais animação e muitas novidades, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva para visitantes de todas as idades.

Entre os destaques da programação encontram-se a recriação da “Batalha das Rotas do Norte”, os torneios medievais, o Desafio dos Guerreiros, os cortejos régios, os espetáculos de fogo, as exibições de aves de rapina, os acampamentos militares, os ofícios medievais, a literatura medieval no espaço Caminha Librorum, as representações teatrais na Domus Theatri, as experiências equestres, as danças medievais e as tradicionais tabernas.

Ao longo do evento, centenas de figurantes, associações, freguesias e grupos de animação histórica darão vida a um programa intenso, onde não faltarão cavaleiros, alquimistas, saltimbancos, músicos, artesãos, comerciantes e personagens que recriarão o espírito da época.

Um dos momentos mais aguardados será o Cortejo de D. Dinis e da sua Corte, acompanhado pelas freguesias e grupos participantes, evocando o reinado do monarca responsável pela atribuição do foral e pelo desenvolvimento da vila.

A Caminha Medieval afirma-se, assim, como um dos maiores eventos de recriação histórica do Alto Minho, celebrando a história, o património, a cultura e a identidade de uma terra que sempre viveu entre a montanha e o mar.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, possui mais de 20 anos de experiência na área do jornalismo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00€

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!