Município de Arcos de Valdevez promove a consciencialização da violência contra a pessoa idosa

Ao longo deste mês a Câmara Municipal vai promover um conjunto de iniciativas de sensibilização para a temática da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, assinalada a 15 de junho, através da dinamização da iniciativa “junho – Mês Violeta”. 

A iniciativa arrancou este dia 2 de junho com a inauguração da Exposição de rua “Histórias que pedem Respeito”, na Praça Municipal.

Este momento juntou séniores e população mais jovem em prol da sensibilização contra os maus-tratos à população idosa.

Antes da visita à exposição, que apresenta imagens de idosos com mensagens de sensibilização, foi deslaçado o laço violeta simbolizando o fim do silêncio contra os maus-tratos e lido um texto em voz alta alusivo à temática.

O Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves reforçou a importância da iniciativa para a consciencialização deste tema junto da população e apelou a que sejam feitas diligências junto dos serviços competentes, caso haja suspeitas de casos de violência.  Pois, a violência contra idosos, ou de qualquer outro tipo, não pode ser aceite e deverá ser combatida sempre. 

A programação desta iniciativa engloba vários momentos, entre os quais a iniciativa “Pontes entre Gerações”, atividades com crianças e idosos, de 8 a 12 de junho. No dia 15 acontecerá, no posto da GNR, a comemoração do Dia Mundial da Consciencialização da violência contra a pessoa idosa, a qual reunirá centenas de idosos num momento de confraternização e alegria; nos dias 17 e 18 acontece a Formação para Técnicos e Cuidadores sob o tema “Metodologia de Trabalho Cultural com idosos”. No dia 18, pelas 16h30, será inaugurada, na Biblioteca Municipal, a exposição de fotografia “Olhar a terceira idade: Dignidade e Respeito pela Pessoa Idosa”, a qual tem como propósito promover a valorização da pessoa idosa e sensibilizar a comunidade para a importância da dignidade, do respeito e da inclusão no envelhecimento. Esta mostra apresentará registos de momentos do quotidiano da população idosa, valorizando emoções, expressões e histórias de vida. 

No dia 28, a atividade “Histórias e saberes da minha aldeia regressa, desta vez à União de Freguesias de Eiras e Mei.

Por fim, no dia 30, das 18h00 às 20h00 decorrerá a sessão de divulgação do estatuto do cuidador informal. 

Com esta programação, o Município reafirma o seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e atenta às necessidades da população idosa.

Ao longo do Mês Violeta, pretende-se sensibilizar a comunidade para a prevenção e combate à violência contra as pessoas idosas, valorizando simultaneamente o seu papel na sociedade, a sua dignidade e os seus direitos. Porque envelhecer com respeito, segurança e qualidade de vida é uma responsabilidade de todos, importa continuar a promover uma cultura de cuidado, proximidade e solidariedade entre gerações.

Partilhar

Jornalista natural do distrito de Viana do Castelo com um percurso, sobretudo, pela Informação Regional. Exerce funções há cerca de três décadas no A AURORA DO LIMA, com foco na atualidade noticiosa vianense e alto-minhota.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00€

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!