Esta madrugada Vladimir Putin deu ordens para que os militares invadissem a região ucraniana de Donbass.
Segundo o site “Notícias ao minuto”, num discurso transmitido na televisão russa, Putin advertiu os países do Ocidente a ficarem fora do conflito e ameaçou com “consequências que nunca viram”.
Hoje, às 12h, vai acontecer uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional.
António Costa, em declarações aos jornalistas, há minutos, falava da importância da Europa procurar novas formas de produção de energia para não ficarem dependentes da Rússia.
“Devemos sempre manter a calma”, manifestava o primeiro-ministro. Adiantando que os portugueses que queiram regressar para Portugal poderão solicitar o apoio à embaixada.
António Costa espera uma resposta de “dissuasão” desta invasão e garante que vão continuar as negociações bilaterais. “Espero que a União Europeia adote as suas medidas em matéria de proteção”, frisou. Esperando que os 27 países estejam cientes de que “receber refugiados é um dever de todos” e apelou à solidariedade de todos.
Mais de 40 soldados ucranianos morreram e várias dezenas ficaram feridos na sequência da invasão russa à Ucrânia. A informação está a ser avançada por um conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, citado pela Reuters.
Foto:© ARIS MESSINIS/AFP via Getty Images