Sacramento da Confirmação dado naturais da nossa Freguesia

  1. Anacleto Oliveira, bispo da Diocese de Viana do Castelo, com uma comunidade cristã católica de cerca de 340 000 crentes, orientou pessoalmente e presidiu, na freguesia de Lanheses, nos dias 06 e 07 de julho, a solene cerimónia da Confirmação pelo Crisma a batizados de ambos os sexos e diferentes idades, sendo 14 das paróquias de Santa Eulália de Lanheses, 9 de São Paio de Meixedo, e um da de Arcos do concelho de Ponte de Lima.

O solene cerimonial da administração do Crisma decorreu na igreja paroquial da mencionada freguesia no decorrer da Eucaristia dominical, a qual foi presidida pelo Senhor Bispo D. Anacleto Oliveira, tendo sido coadjuvado pelo pároco residente das paróquias de Santa Eulália de Lanheses e de S. Paio de Meixedo, padre Daniel da Silva Rodrigues, e ainda pelo padre Manuel Alves V. Costa.

Usando da sua peculiar forma de comunicar que o identifica e que prima pela leveza e simplicidade discursiva, intuição de empatia através de referências elogiosas e sentido de fino humor, D. Anacleto orientou a homilia da Eucaristia Crismal no sentido de um diálogo com os crismandos, recorrendo a elementos colhidos individualmente no decorrer do encontro vespertino de preparação prévia do ato havido na noite anterior no Centro Paroquial por ele promovido e que orientou, revelando nominalmente o que cada um deles respondeu às duas perguntas por ele propostas naquela sessão: “O que é que espero da Igreja?” e “o que é que a Igreja espera de mim?”.

No estrito cumprimento do ritual do Crisma decorreu seguidamente a administração individual dos santos óleos perfumados, tendo cada um dos crismandos autopropostos comparecido e ajoelhado junto à ara da capela-mor onde o Senhor Bispo lhes traçou na testa o sinal da confirmação e felicitou com abraço convicto e palavras de simpatia.

Foi particularmente relevante o facto de um dos ungidos ser casado, professor do ensino secundário, tendo sido o próprio filho, menor e estudante e um dos crismado na mesma cerimónia, o padrinho do seu progenitor.

Dada por finda com a benção à numerosa assembleia que participou na Eucaristia, Sua Exª Revª D. Anacleto Oliveira, já desparamentado, sorridente e sempre afável, recebeu e concedeu cumprimentos informais a todos os que a ele se dirigiram.

Uma menção muito especial para a magnífica prestação coral do jovem Grupo Coral Paroquial de Lanheses, nesta cerimónia ainda mais valorizado pela colaboração especial de dois jovens músicos convidados.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.