Santa Casa da Misericórdia de Paris com pedido crescente de ajudas

A Santa Casa da Misericórdia de Paris, que este ano celebra três décadas, tem vindo a registar um aumento significativo dos pedidos de ajuda, segundo nos refere Ilda Nunes, provedora da instituição.

Por essa razão, pelo segundo ano consecutivo, esta instituição está a promover uma campanha de recolha de géneros alimentares e produtos de higiene por alturas da Páscoa (de 1 a 31 de março de 2024), uma vez que a tradicional recolha de Natal já não consegue suprir as necessidades existentes. 

Fundada a 13 de junho de 1994, a Misericórdia de Paris tem vindo a intensificar as suas ações de solidariedade por meio do reforço da cooperação com a União das Misericórdias Portuguesa e associações portuguesas das diversas áreas consulares. 

Para além das permanências sociais, do grupo de apoio psicológico, da distribuição de produtos alimentares e higiene, do acompanhamento e visita a pessoas isoladas e do contacto com os detidos, a instituição organiza ainda uma corrida e um jantar solidários, assim como outras iniciativas destinadas a angariar fundos. Por ocasião da celebração dos 30 anos da sua fundação, estão ainda em preparação alguns eventos alusivos à efeméride. 

De acordo com a Provedora, a Misericórdia de Paris procura assim fortalecer o seu compromisso ao serviço das pessoas em situações de vulnerabilidade e celebrar os 30 anos de existência e o reconhecimento institucional granjeado. Ainda segundo Ilda Nunes, nesta conjuntura socioeconómica complexa, pretende-se implementar soluções inovadoras e reforçar os laços comunitários e a coesão social. 

No decurso de 2024, estão previstas algumas atividades como uma emissão especial sobre a solidariedade em França, as tradicionais Jornadas Sociais da Misericórdia, um jantar dos 30 anos, uma Eucaristia e um almoço aberto às comunidades católicas portuguesas e aos sem-abrigo. 

Para além do apoio da Direção-geral dos assuntos consulares e das comunidades portuguesas (DGACCP) e de algumas empresas e instituições da região parisiense, a Misericórdia vive apenas das cotizações dos seus membros (25 euros anuais). 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.