Via Sacra do Calvário cancelada devido à pandemia

O confinamento que estamos a viver devido à pandemia obrigou ao cancelamento da tradicional “Via Sacra” ao Calvário da Meadela.

Esta Via Sacra tem sempre lugar no 3º domingo da Quaresma e constitui uma manifestação de fé de todos o que nela participam.

Esta é uma tradição, cujo início se desconhece. A intenção é ir em “Via Sacra” ao lugar do Calvário, um lugar da freguesia, onde apesar da urbanização, que se estendeu por toda a Meadela, se mantém intacto e com os seu aspeto natural, devidamente conservado e onde estão as Cruzes das últimas Estações da Via Sacra, colocadas em tempos que cremos “imemoriais”, tal como as restantes estações, com início no adro da igreja paroquial e através das ruas padre Alfredo Guerreiro, rua da Via Sacra, Travessa das Oliveiras, terminando no Calvário, rua das Cruzes do Calvário.

Uma das particularidades desta Via Sacra é o envolvimento de todos os Movimentos e Obras de Apostolado da Paróquia, com representação no Conselho Pastoral Paroquial, Grupos de jovens “Rosa dos Ventos” e Radish e ainda as crianças da catequese.
A logística, ao longo de todo o percurso, é sempre assegurada pelo Agrupamento de Escuteiros da Meadela.

CENTRO DE VACINAÇÃO
Como é publicamente conhecido o Pavilhão Desportivo da Meadela foi transformado em Centro de Vacinação para o concelho de Viana do Castelo.

Numa visita ao local num destes dias, verificamos o intenso movimento naquela área e o modo ordeiro e controlado como tudo se vai desenrolando. Para isso contribui naturalmente a presença da PSP, importante sobretudo para a orientação do trânsito na área e para que o aparcamento nas imediações do Pavilhão se faça com ordem.

Naturalmente que todos esperamos que as vacinas continuem a chegar ao país, mesmo a conta gotas, para que não haja necessidade de interromper o processo de vacinação delineado pela DGS e pelo Governo, importante para a tão ansiada imunidade de grupo da população.

ASSOCIAÇÃO DE DADORES
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela leva a efeito uma ação para a recolha de sangue e registo de medula óssea, amanhã sexta-feira, dia 12 de março, entre as 15h e as 19h, no Centro Paroquial de Alvarães.

No dia 25 de março, quinta-feira, a recolha será na Sede da Associação de Dadores de Sangue da Meadela sita rua da Bouça Longa, Nº. 196, que decorrerá entre as 15h e as 19h.

Mesmo em tempo de confinamento as recolhas da dádiva de sangue, não podem parar, pois sem elas as reservas baixariam perigosamente nos nossos hospitais, por isso a Associação de Dadores de Sangue da Meadela, apresentou um “mapa de recolhas”, que terão lugar ao longo do ano 2021. Porque o Sangue não se fabrica – Dê Sangue, salve vidas.

REABERTURA DO CEMITÉRIO
Encerrado desde o dia 15 de janeiro, devido à gravidade da pandemia da Covid-19, a União de Freguesias (Santa Maria Maior Monserrate) e Meadela, tendo em conta a melhoria da situação da pandemia, decidiu reabrir o Cemitério Paroquial, desde o dia 05 de março, com o horário semanal, de segunda a domingo, entre as 08h e as 16h30, mantendo-se em vigor todas as regras que já vigoravam antes do fecho, em consonância com as diretivas da DGS.

A essas regras acresce a não disponibilização dos acessórios auxiliares de limpeza, que a autarquia coloca habitualmente ao dispor dos utentes do cemitério.

FALECERAM NA MEADELA
Janeiro
Dia 01 – Augusto Salvador Fernandes Soares, de 83 anos de idade, residente na rua da Bessa, Meadela.
Dia 03- Maria Virgínia Domingues Miranda Abreu, de 76 anos de idade, residente na rua Padre Alfredo Guerreiro, Meadela.
Dia 09 – Maria da Conceição Moreira da Costa, de 94 nanos de idade, residente na rua do Xisto; Meadela,
Dia 14 – Delfim Fernandes Vieito, de 92 nos de idade, residente em Cambuci, São Paulo, Brasil.
Dia 15 – Manuel de Passos Afonso Gomes, de 96 anos de idade, residente na rua da Paz, Meadela.
Dia 18 – Manuel Pires do Rego, de 91 anos de idade, residente na rua da Liberdade, Meadela.
Dia 20 – Maria das Dores Sampaio Martins da Silva, de 80 anos de idade, residente na rua Bairro dos Bragas, Meadela.
Dia 26 -Fernando Meireles dos Santos, de 73 anos de idade, residente na rua Sangrenhosa, Meadela.

Às famílias enlutadas pelo falecimento dos seus ente-queridos apresentamos as nossas sentidas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.