XXIX Concurso de quadras populares das Festas d’Agonia

A praticamente um mês do fim de prazo da entrega das quadras a concurso, apresentamos hoje o regulamento orientador desta simpática e criativa iniciativa. 

Tudo muito simplificado, de forma a não dificultar a participação a quem sente que tem condições para concorrer. Participar é fácil, bastando que tenha sentido criativo para se poder apresentar com quadras que enalteçam a mais bonita Romaria de Portugal, respeitando o regulamento, particularmente na sua forma de rima. 

O entusiasmo está em crescendo. Isso é patente pelos muitos telefonemas que nos chegam para saber quando e como concorrer. Nos bastidores, vai-se trabalhando para que a lista de prémios vá crescendo em quantidade e qualidade. O concurso será, mais uma vez, um êxito, tal como é merecedora a nossa mais querida e desejada Romaria. 

 

REGULAMENTO 

1 – O concurso é organizado pelo jornal A AURORA DO LIMA e AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, com o objetivo de incentivar a criação poética popular, divulgando e exaltando o interesse geral pela Romaria da Senhora d’Agonia.

2 – Cada participante só poderá concorrer com um número máximo de 4 quadras (4 cupões). 

3 – Serão admitidas apenas quadras inéditas, em língua portuguesa (a) que cumpram a forma exclusiva de “quadra”, (b) explicita, ou implicitamente façam alusão à Romaria da Senhora d’Agonia, de Viana do Castelo e (c) cumpram as normas do presente Regulamento. 

4 – O cupão publicado n’A Aurora do Lima é composto por duas partes. A primeira (superior) contém um espaço de 4 linhas para os concorrentes escreverem a quadra, mais uma linha para inserir o respetivo pseudónimo. A parte inferior integra a identificação do concorrente, também com o pseudónimo. Para cada quadra deve haver um pseudónimo diferente.

5 – O concorrente deve separar as duas partes pela linha picotada. Num envelope exterior, o concorrente deve: (a) introduzir a parte superior do cupão, onde está escrita a quadra, e (b) outro envelope fechado, identificado exteriormente com o pseudónimo, onde introduzirá a parte inferior do cupão, com a identificação. Os cupões podem ser tanto originais, como fotocopiados, no limite de quatro por concorrente.

6 – No mesmo envelope exterior os concorrentes podem introduzir de uma a quatro quadras, com pseudónimos diferentes. Deverão, no entanto, no envelope de identificação, ser introduzidas as partes inferiores de cada cupão, devidamente identificadas

7 – O envelope exterior com a(s) quadra(s) e com o(s) envelope(s) de identificação deve ser enviado pelo correio (sem identificação do remetente), ou entregue diretamente, dirigido a Concurso de Quadras Populares d’Agonia 2022 / Jornal A Aurora do Lima / Rua Manuel Espregueira, 207 / 4900-318 Viana do Castelo.

8 – Serão apenas admitidos a concurso os envelopes recebidos na redação do jornal até ao dia 29 (sexta-feira) de julho de 2022.

9 – O jornal A Aurora do Lima divulgará os resultados do concurso no número especial dedicado às Festas da Senhora d’Agonia. 

10 – A Comissão Organizadora procederá, como tem sido habitual, à entrega dos prémios em cerimónia pública, cuja data será amplamente divulgada. 

11 – Independentemente das quadras apuradas e da sua ordem qualificativa, nenhum autor poderá receber mais que um prémio.

       A Aurora do Lima

Associação Empresarial de Viana do Castelo

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.