O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, há dias, visitou a escola sede do Agrupamento da Abelheira. Segundo fonte da associação de pais, a iniciativa destinou-se a verificar o estado do edifício, das necessidades de requalificação e planear o processo de obras a efetuar.
Nesta visita, requerida pela direção da associação de pais (APEEAEA), na sequência das iniciativas anteriores tendo em vista a urgente realização dessas obras estruturais, esteve presente a direção do agrupamento, que destacou as dificuldades sentidas na gestão quotidiana causadas pela degradação e subdimensionamento do edifício.
O presidente da Câmara teve assim a oportunidade de verificar “in loco” com a escola em pleno funcionamento as questões que a APEEAEA reportou aos órgãos municipais e nas suas intervenções públicas falar sobre o assunto. Na oportunidade, reconheceu que esta intervenção é prioritária.
Nesta reunião foi analisada a interligação funcional entre a escola básica e o edifício contíguo da EB1 numa visão integrada que permita a otimização de recursos. Salienta-se que a escola básica da Abelheira, além de ter uma unidade de multideficiência, é também escola de referência para alunos cegos e de baixa visão, servindo parte significativa da região norte litoral, apesar de não ter sido planeada de início para essa valência.
A reunião foi ainda aproveitada para articular questões funcionais do agrupamento e dos serviços municipais, bem como analisar as mudanças sociológicas da comunidade escolar que se têm verificado nos últimos anos com a chegada, cada vez mais numerosa, de crianças de origem estrangeira ao território municipal, sobretudo de origem brasileira.