Prémios escolares o concurso António Manuel Couto Viana

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou presença na entrega de prémios da 9.ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana e anunciou que, durante a 10.ª edição, será publicado um segundo tomo que vai reunir os últimos cinco anos de trabalhos dos alunos. A comemoração dos 10 anos vai incluir ainda uma sessão comemorativa, a acontecer no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Recorde-se que o concurso foi criado pela Câmara e é dinamizado pela Biblioteca em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana.

Na presente edição, foram apresentados, à fase final do concurso, 37 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, públicas e privadas. Nesta fase final, o júri deliberou premiar 13 trabalhos nas modalidades Poesia, Conto, Ensaio e Ilustração, um por cada nível de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

PREMIADOS
Na modalidade Conto, tema livre, o prémio foi atribuído a Bárbara Fernandes Ribeiro, com o conto “O mundo das cores”; Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o conto “O florescer do novo quadro”; Maria Dias Barreiro, com a obra “Não é preciso fingir ser quem não és!”; Sara Moreira Reis, com o trabalho “O conto que voa com o vento”.

Na modalidade Poesia, tema livre, o prémio foi atribuído a Lara Inês Maciel Gomes, com a poesia “António Manuel Couto Viana”; Luana Inês Afonso Costa, com a obra “Amizade todo o ano”; Diana Sofia Martins Dias, com o trabalho “Sobrevivência”; e Luís Filipe Borges Dias, com a poesia “Fim, demasiado”.

Na modalidade Ensaio, a partir da obra de António Manuel Couto Viana, o prémio foi atribuído a Valentina Flores Morelli, com o ensaio “Natal cada vez menos”.

Na modalidade Ilustração, também a partir da obra do patrono do prémio, os premiados foram Eva Brito Cunha, com a ilustração a partir do poema “Primavera” do livro “Versos de Cacaracá”; Íris Ribeiro Barros, com um trabalho a a partir da “Lenda do Rio Neiva” do livro “Lendas do Vale do Lima”; Joana Duarte Abreu Cruz, com a ilustração a partir do conto “A saia bormelha” do livro “Tens visto o Antão? : contos pícaros e outros não”; e Catarina Ferreira Barros, com ilustração a partir do poema “Amar-te: a morte” do livro “Raiz da lágrima”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.