A´cerca do emprestimo – Nada se sabe por em quanto relativamente às propostas que o sr. ministro da fazenda trouxe de Pariz para o emprestimo que o governo projecta realisar com a Sociedade Geral da mesma cidade.
O Commercio do Porto hoje recebido publica o seguinte telegrama:
Lisboa 10 ás 2h e 22 da manhã
Os ministros estiveram em conselho. O sr. Carlos Bento trouxe diversas propostas. Começaram hoje a ser discutidas. Guarda-se o maior segredo sobre o conteúdo d`essas propostas, porém há fortes presumpções de que ellas dizem respeito aos interessados nos caminhos de ferro, a fim de serem considerados equititativamente. Por enquanto não se manifestaram divergencias entre os ministros.
O Diário Popular referindo-se ao mesmo assumpto exprime-se nos seguintes termos:
O emprestimo está feito com a Sociedade Geral havendo, porém, um pequeno augmento de juro, cuja importância não sabemos exactamente. Quanto às companhias dos caminhos de ferro há só a condição que dissemos: “O governo obriga-se a atender com equidade aos interessados nas duas companhias de norte e leste e de sul e sueste“. Este contracto é sujeito á aprovação do governo, o qual se devia hontem á noite reunir em conselho para tomar a última resolução.
Soirée – A`manhã há reunião de famílias na Assembleia Viannense.
Desastre – Ante-hontem, cerca das 5 da tarde, um barco que vinha de Ponte de Lima, com carga de vinho e milho, ao passar por baixo da ponte sobre o Lima n`esta cidade deu de encontro a um dos arcos da mesma ponte, do que lhe resultou abrir agua e ir ao fundo, e haverá talvez a lamentar a perda de algumas vidas e da carga que trazia, se não fosse o pronto socorro prestado por algumas lanchas de navios que nas proximidades se acham ancoradas.