Desporto em registo semanal

Author picture

Com uma longa tradição em Portugal desde a década de 60 do século passado, a motonáutica regressou à cidade e brilhou na VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, no magnífico espelho de água do rio Lima, a jusante da ponte Eiffel.

Em competição no fim de semana, a final do Campeonato Nacional de Aquabite – Motonáutica T-850 e o Grande Prémio de Motonáutica Cidade Europeia do Desporto. O público não faltou e assentou arraiais no anfiteatro proporcionado pela escadaria ribeirinha da margem direita, num dia soalheiro e de águas serenas, quebrado pela estridente sonoridade.

Os entusiastas da náutica de recreio motorizado, instituíram a modalidade na década de 60 e criaram, em 1964, a Federação Portuguesa de Motonáutica. Esta tutela, em Portugal, cinco modalidades: Motonáutica, Aquabike (Jet-Ski e Runabout), Ski Náutico, Wakeboard e Rádio Controlados.

A motonáutica nacional, a partir da década de noventa, registou um forte incremento, com Portugal a ser palco desde então de algumas das mais importantes competições internacionais e diversos pilotos portugueses a alcançarem resultados brilhantes. Mais recentemente, o jovem vianense Diogo Barbosa, sagrou-se campeão Ibérico de Ski GP3, e regista um notável palmarés, com os títulos de campeão europeu Júnior, por duas vezes, e vice-campeão mundial júnior.

O fulgor deste atleta, estudante de direito, natural de Viana do Castelo, é singular. Sem clubes, sem competições nem dinâmica associativa da modalidade na cidade, o piloto vianense encontrou acolhimento na equipa de Jet Ski da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, uma das mais dinâmicas associações de desportos motorizados do país.

O estuário do Lima dispõe de condições naturais e propícias para o desenvolvimento do desporto náutico motorizado, em algumas das variantes da motonáutica. A modalidade lançou âncora em cidades marítimas similares a Viana e outras do interior, aproveitando as potencialidades dos recursos hídricos, que aqui são abundantes.

Por cá, este desporto não se exibia nas águas que embelezam Viana quase há uma década. Por falta de pilotos, de clubes, de associações, de iniciativas e de entusiasmo, a motonáutica ainda não medrou no município e a espetacularidade das suas competições não são um cenário familiar aos olhos dos vianenses. As competições que animaram Viana, integradas na programação da CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, são eventos que podem despertar e encorajar o surgimento da prática da motonáutica e de clubes que a enquadrem. Neste propósito, bem se cumprem os objetivos de divulgar o desporto e impulsionar novas práticas, solenemente outorgados à cidade para o ano de 2023. Sobram recursos naturais, faltam atletas e clubes. Campeões… já temos!

Diogo Barbosa, piloto vianense de Jet Ski, superou os seus competidores na Taça Viana Cidade Europeia do Desporto, e subiu ao pódio como vice-campeão nacional de Jet Ski GP3. Um piloto com provas dadas a quem falta um clube de Viana do Castelo!

Para os respetivos campeonatos nacionais, o SC Vianense voltou a sucumbir, agora em Fão; a Juventude de Viana festejou a vitória em Santa Maria da Feira; o Santa Luzia FC naufragou em Almada; o Voleibol Clube Viana foi feliz em Esmoriz e o Clube Basquete Viana saiu derrotado do Pav. Santa Maria Maior. Vitórias e derrotas fazem parte da cartilha do desporto!

Decorreu em Viana o 1.º Campeonato do Mundo de Damas Portuguesas, organizado pela FPD, na sala de Esgrima do Pavilhão Mestre Luís Braga, com 38 participantes. Marcaram presença, jogadores oriundos de 3 continentes e 8 países: Portugal, Alemanha, Ucrânia, Moldávia, Israel, Japão, Angola e Marrocos. Uma competição original que aterrou em Viana!

A Associação de Ténis de Mesa de Viana do Castelo inseriu na programação da Cidade Europeia do Desporto 2023, a disputa da Taça de Ténis de Mesa do Alto Minho. A competição iniciou-se no sábado passado no Pav. Mestre Luís Braga e será concluída no próximo sábado. Uma modalidade pouco divulgada à procura de maior projeção!

A 6.ª edição da Gala de Artes Marciais, mostrou-se ao público no Centro Cultural de Viana, na noite de sábado passado. O evento envolveu as diferentes escolas de Artes Marciais e Desportos de Combate do distrito que mostraram as suas técnicas. Modalidades dinâmicas que crescem no distrito!

Também nas artes marciais, o Pavilhão da EB2,3 de Castelo do Neiva foi palco de um Encontro Nacional Kuroobi e de um Estágio Nacional de Karaté-Do Shotokai, que também incluiu uma gala. Dupla atividade festiva no concelho das artes marciais!

A Exposição “Alma Vianense”, abriu nos Antigos Paços do Concelho. É uma retrospetiva fotográfica do ano desportivo do piloto vianense Renato Pita, vice-campeão no Campeonato da Madeira de Ralis. Embaixador do município, Renato Pita mostra-se num espaço privilegiado!

O desporto é também convívio, para exaltar os valores do companheirismo, e o Motoclube Foz do Lima, na sua sede em Vila Franca, encheu-se de brio na organização de um Magusto Motard. Não faltou reinação e muita animação!

Barroselas acolheu, no complexo desportivo, a 1.ª jornada do CN Futebol Universitário Masculino. A jornada registou a competição de atletas/estudantes de 8 associações académicas. A chuva não foi abençoada e retirou vigor à competição!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.