A arbitragem, exercida com total transparência e imparcialidade, tem como principal tarefa a defesa da verdade desportiva. O árbitro, uma profissão emergente em Portugal, como líder imposto num ambiente onde estão presentes profusas relações interpessoais, tem hoje um perfil de formação holística que o torna portador de competências profissionais que muito o diferenciam dos anteriores.
Viana do Castelo, coroando um período de efervescência associativa e de sucessos desportivos, volta a ter um árbitro na primeira liga de Futebol de Portugal, depois de uma ausência prolongada. Com grande regozijo, Viana também sobe de divisão, para o escalão maior do futebol, neste caso na arbitragem. Que o bom nome, a verticalidade e integridade, acompanhem sempre o novo juiz de campo. Viana sentir-se-á honrada!
Bruno Pires Costa, árbitro de futebol de Viana do Castelo, 31 anos, engenheiro eletrotécnico, ascende à categoria C1 da Primeira Liga Nacional, após terminar esta época, na primeira posição, na categoria C2. Depois de Paulo Pereira e Francisco Ferreira, já lá vão muitos anos, a cidade volta a ter um juiz para apitar grandes jogos. Que o apito soe sempre afinado!
No estádio Dr. José de Matos, em Viana, num jogo exemplar, o Desportivo Monção levou a melhor sobre o Atlético dos Arcos por (3–2), na finalíssima para apurar o campeão distrital da AFVC/Primeira Divisão. Com a conquista do campeonato distrital da 1.ª divisão, o Desportivo de Monção sobe ao Campeonato de Portugal e vai fazer companhia ao SC Vianense. Um objetivo da raia que não morreu na praia!
No automobilismo, Rui Pedro Palma, piloto vianense, conquistou o 3.º lugar da Copa Dunlop Motoval, prova incluída no Campeonato Nacional de Velocidade, que decorreu o passado fim de semana, na cidade de Portimão. As quatro rodas em Viana, têm mãos competentes ao volante!
O Forte de Santiago da Barra acolheu a III Edição do “The Viking Challenge” e abarrotou de atletas. Dois dias de desporto, aventura, e muita animação, com o desafio dos atletas cumprirem o mais rapidamente cada uma das tarefas propostas. The Viking Challenge é um evento desportivo de cross training, com o propósito da promoção do desporto e a projeção da região como destino turístico. Os novos desportos em versão “diversão”!
A água é a nossa praia e Vânia Neves, do Viana NC, rubricou grande destaque no V Troféu Internacional de Natação Master do FC Porto ao bater o recorde nacional do escalão B, que já vinha de 2016, e vencer a prova dos 50 m, costas. Mais um êxito a somar a tantos outros amealhados com brio e mestria!
Clube Basquete Viana campeão regional sub-16 femininos, da Associação Basquetebol Viana do Castelo/AB Braga. Na final, a equipa de Viana bateu o SC Maria da Fonte por 57-45, num jogo disputado no Pavilhão Municipal do Atlântico. O desporto no feminino também arrecada títulos!
Miguel Cunha, vianense formado no VC Viana, em destaque na época finda com a chamada à seleção nacional de voleibol, vai manter-se no Vitória SC que milita no campeonato nacional de voleibol (Liga Una Seguros). Um atleta internacional a reluzir em Viana!
No atletismo, o Centro de Atletismo de Mazarefes mantém-se insuperável ao conquistar mais um título de Campeão Regional em masculinos e vice-campeão em femininos, no Campeonato Regional Absoluto de Pista ao Ar Livre, realizado no estádio Municipal Manuela Machado em Viana do Castelo. A invencibilidade perdura há uma década. Glória aos invencíveis!
Victor Brito, do Clube de Combate Alta Tensão, venceu os três combates do Torneio Nacional de Boxe Iniciados, (categoria -75Kg), sagrando-se vencedor do torneio. O lutador vianense “encostou às cordas” todos os adversários!
A pedalar em Astorga, David Vaz, ciclista de Viana do Castelo, venceu este fim de semana a prova de Master 40, no La Power Race Astorga, incluída na Copa de Espanha de BTT Maratonas. O especialista em BTT, vai competir no Campeonato do Mundo de Maratonas, no dia 25 de junho, na Eslovénia. Uma força da natureza a querer mostrar o que vale no mundial!
Na I Vertical Santa Luzia, disputada no último fim de semana, o vencedor foi João Costa, atleta da EDLimiana Trail. Um grande vencedor, no escalão e na geral. A vila desceu à cidade para conquistar o primeiro título… a subir Sta Luzia!