Gasolineira “low-cost” espanhola vai abrir em Viana  

Picture of A Aurora do Lima
A Aurora do Lima

Na periferia da cidade, assiste-se a um estranho e desusado movimento para instalações de gasolineiras. A última anunciada é uma “low-cost” espanhola!

Todos sabemos que, ao contrário das energias renováveis, os combustíveis fósseis são finitos e a sua exploração contínua não é sustentável a longo prazo. Os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pelo aquecimento global – a sua queima liberta dióxido de carbono e outros poluentes na atmosfera. Poluentes que, comprovadamente, contaminam o ar e provocam diversas doenças respiratórias e cardiovasculares, com considerável impacto na saúde pública.

A instalação de novas gasolineiras num contexto de transição energética e redução do uso de combustíveis fósseis apresenta, de facto, um óbvio contrassenso, face aos esforços globais de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e de combater as mudanças climáticas. Conflitua, objetivamente, com as políticas de mobilidade sustentável que o Município tenta implementar, tendentes à redução do uso de veículos particulares e à promoção da mobilidade ativa, recorrendo a autocarros elétricos no transporte público municipal.

O reforço das gasolineiras envia uma mensagem contraditória para o mercado e aos consumidores, sugerindo que o uso de combustíveis fósseis continuará a ser a norma, quando, na verdade, há uma necessidade urgente de transição para energias renováveis. Embora haja argumentos económicos de curto prazo para a instalação de novas gasolineiras, em breve, estas podem constituir ativos encalhados e um desperdício de recursos. Uma abordagem mais coerente reclamaria investimentos em infraestruturas para veículos elétricos, biocombustíveis e outras alternativas mais limpas.

Mas, neste mar de contrassensos em que vivemos, a instalação de uma gasolineira “low-cost” em Viana do Castelo apresenta, também, algumas vantagens que merecem consideração: as gasolineiras “low-cost” oferecem geralmente combustíveis a preços mais baixos, beneficiando os consumidores locais e atraindo clientes de áreas vizinhas. A entrada de um novo “player” no mercado pode estimular a concorrência, levando outras gasolineiras a ajustar os preços e a melhorar os seus serviços. 

Estamos perante um facto que apresenta um lado desfavorável e outro benéfico para a vida dos vianenses.

Boa ou má notícia? O leitor decida! 

Carlos Baptista

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.